Intervenção docente em atividades de modelagem matemática e o uso de andaimes
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Andaimes, Intervenção do professorResumo
No artigo investiga-se a intervenção docente mediada por andaimes em atividades de modelagem matemática. O quadro teórico inclui o scaffolding em modelagem e discussões relativas à intervenção do professor em atividades dessa natureza. Uma pesquisa empírica inclui dois cenários: modelagem em aulas de Matemática no Ensino Médio e modelagem em uma disciplina de Modelagem Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática. Os andaimes usados nos cenários são um plano de resolução e uma ficha de acompanhamento, respectivamente. A metodologia segue orientações da abordagem qualitativa e a análise resulta na identificação de especificidades da intervenção em cada cenário. Resultados apontam que a intervenção mediada por andaimes se torna eficiente na medida em que se ajusta às necessidades dos alunos.
Referências
Alfke, D. S. (2017). Mathematical modelling with increasing learning aids: A video study. In G. Stillman, W. Blum, & G. Kaiser (Eds.), Mathematical modelling and applications: International perspectives on the teaching and learning of mathematical modelling. Cham: Springer, 25-35.
Almeida, L. M. W. (2022). Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. Vidya, 42(2), 121-145.
Almeida, L. M. W. (2022a). A intervenção do professor em atividades de modelagem matemática. Anais da XIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). Porto Alegre, RS.
Almeida, L. M. W & Castro, E. M. V. (2023). Metacognitive strategies in mathematical modelling activities: structuring an identification instrument. REDIMAT - Journal of Research in Mathematics Education, 12, 210-228.
Almeida, L. M. W.; Kowalek, R. M. & Souza, F. L. (2024). Suporte em atividades de modelagem matemática: olhar sobre um plano de resolução. Ensino e Tecnologia em Revista. Londrina, v. 8, n. 2, p. 318-336.
Almeida, L. M. W. & Silva, K. A. P. (2014). O significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre pesquisas brasileiras. REVEMAT, v. 9, p. 124-145.
Almeida, L. W.; Silva, K. P. & Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.
Barbosa, J. C. (2007). Teacher-student interactions in mathematical modelling. In: Haines, C. et al (Ed.). Mathematical Modelling (ICTMA12): education, engineering and economics. Chichester: Horwood Publishing, 232-240.
Beckschulte, C. (2020). Mathematical modelling with a solution plan: An intervention study about the development of grade 9 students’ modelling competencies. In G. A. Stillman, G. Kaiser, & C. E. Lampen (Eds.), Mathematical modelling education and sense-making: International perspectives on the teaching and learning of mathematical modelling. Cham: Springer, 129-138.
Blum, W. (2015). Quality teaching of mathematical modelling: What do we know, what can we do? In: S. J. Cho (Ed). The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education: Intellectual and Attitudinal Changes. NY: Springer. 73-96.
Borromeo Ferri, R. (2018). Learning How to Teach Mathematical Modeling in School and Teacher Education. Springer International Publishing.
Davis, E. A., & Miyake, N. (2004). Explorations of scaffolding in complex classroom systems. The Journal of the Learning Sciences, 13(3), 265–272.
Durandt, R. & Lautenbach, G. (2020). Strategic support to students’ competency development in the mathematical modelling process: A qualitative study. Perspectives in Education, 38(1), 211–223.
Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados, Campinas, SP.
Galbraith, P. & Stillman, G. (2006). A framework for identifying student blockages during transitions in the modelling process. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 38, 143–162.
Hanze, M. & Leiss, D. (2022). Using heuristic worked examples to promote solving of reality-based tasks in mathematics in lower secondary school. Instructional Science, 50, 529–549.
Li, R.; Cao, Y.; Tang, H. & Kaiser, G. (2023). Teachers’ Scaffolding Behavior and Visual Perception During Cooperative Learning. International Journal of Science and Mathematics Education. 22, 333–352.
Lima, F. H. & Araújo, J. L. (2021). Em direção a uma caracterização da intervenção docente: ações de um professor em uma prática de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, 1-25.
Malheiros, A. P. S. (2008). Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem Matemática. 2008. 187f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.
Oliveira, A. M. P. & Barbosa, J. C. (2007). A primeira experiência de Modelagem Matemática e a tensão do “próximo passo”. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 9, Belo Horizonte. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. CDROM.
Sahin, S.; Dogan, M. F. & Gürbüz, R. (2022). Examining teacher interventions in teaching mathematical modeling: A case of middle school teacher. International Journal of Scholars in Education, v. 5, n. 2, 60-79.
Schukajlow, S.; Kolter, J. & Blum, W. (2015). Scaffolding mathematical modelling with a solution plan. ZDM, 47(7), 1241–1254.
Schukajlow, S.; Krawitz, J.; Kanefke, J. & Blum, W. (2023). Open modelling problems: cognitive barriers and instructional prompts. Educational Studies in Mathematics, n. 114, 417 - 438.
Smit, J. & Eerde, H. A. A. (2013). What counts as evidence for the long-term realisation of whole-class scaffolding? Learning, Culture and Social Interaction, 2, 22–31.
Stender, P.; Krosanke, N. & Kaiser, G. (2017). Scaffolding complex modelling processes: An in-depth study. In G. Stillman, W. Blum, & G. Kaiser (Eds.), Mathematical modelling and applications: Crossing and researching boundaries in mathematics education. Cham: Springer, 467–477.
Stender, S. & Kaiser, G. (2015). Scaffolding in complex modelling situations. ZDM, 47(7), 1255–1267.
Sunaryo, Y. & Fatimah, A. T. (2020). Contextual approach with scaffolding: An effort to improve student’s mathematical critical thinking. Journal of Physics: Conference Series, 1521, 1-6.
Tropper, N.; Leiss, D. & Hanze, M. (2015). Teachers’ temporary support and worked-out examples as elements of scaffolding in mathematical modeling. ZDM, 47(7), 1225-1240.
Van de Pol, J.; Volman, M. & Beishuizen, J. (2012). Promoting teacher scafolding in small-group work: A contingency perspective. Teaching and Teacher Education, 28(2), 193–205.
Van de Pol, J.; Volman, M. & Beishuizen, J. (2011). Patterns of contingent teaching in teacher–student interaction. Learning and Instruction, 21(1), 46–57.
Van de Pol, J.; Volman, M. & Beishuizen, J. (2010). Scaffolding in teacher–student interaction: A decade of research. Educational psychology review, v. 22, 271- 296.
Veronez, M. R. D.; & Castro, E. M. V. (2018). Intervenções do Professor em Atividades de Modelagem Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v.20, n.3, 431-450.
Vorhölter, K. (2019). Enhancing metacognitive group strategies for modelling. ZDM, 51(4), 703-716.
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University.
Wood, D.; Bruner, J. & Ross, G. (1976). The role of tutoring in problem solving. Child Psychology and Psychiatry, 17, 88–10.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.