Modelagem matemática com experimentação didático-investigativa: uma análise à luz do desenvolvimento de competências científicas e em modelagem

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Científica, Anos finais do ensino fundamental, Design Science Research

Resumo

Este artigo investiga a mobilização de competências – científicas e em Modelagem Matemática – por alunos dos anos finais do ensino fundamental, durante o desenvolvimento de uma experimentação didático-investigativa, explorando os pontos de convergência e divergência entre essas competências. Fundamentados no aporte teórico da Modelagem na Educação Matemática e da experimentação na Educação Científica, analisamos uma atividade desenvolvida com alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca do tema “propagação de ondas mecânicas”. O percurso analítico, inspirado na metodologia Design Science Research, revela que, apesar da natureza distinta das competências, os alunos as empregam de forma integrada ao longo da atividade. Essa integração é impulsionada por diferentes motivações, demonstrando o potencial da Modelagem e da experimentação para promover o desenvolvimento holístico dos alunos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Araki, P. H. H., & Kato, L. A. (2024). Modelagem matemática com experimentação didático-investigativa: uma análise à luz do desenvolvimento de competências científicas e em modelagem. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/461