Sobre os usos das palavras em títulos e ementas de disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico, Pedagogia, Formação de Professores, Filosofia da Educação Matemática, Educação Matemática

Resumo

Estudos sobre disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia têm sido realizados no âmbito da formação de professores que ensinam matemática. Neste texto, é feita uma discussão filosófica que se direciona a abordar os diferentes usos que podem ser feitos de palavras e termos presentes em títulos e ementas dessas disciplinas, utilizando dados de uma pesquisa documental, a inspiração em alguns escritos do filósofo Ludwig Wittgenstein e alguns pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos. Apontamos a impossibilidade e não necessidade de estabelecimento de essências do que essas disciplinas são, mas que a existência de diferentes modos de produção de significados, ainda que exista, possa possibilitar um cuidado maior na escrita dessas disciplinas.  

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2014). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: quantificação, registro e agrupamentos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.

Curi, E. (2005). A matemática e os professores dos anos iniciais. Musa Editora.

Curi, E. (2020). A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11 (7), 1-18.

Gatti, B. A. & Nunes, M. M. R. (orgs). (2009). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC (Fundação Carlos Chagas)/DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais), 2009.

Houaiss, A.;Villar, M. S. & Franco, F. M. M. (2009) Dicionário Houaiss da língua Portuguesa. Rio de janeiro: Objetiva.

Julio, R. S. (2023). Permanências, mudanças e possibilidades na formação relacionada à(s) matemática(s) em cursos de Pedagogia. In: Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (1303-1312). São Paulo, SP.

Julio, R. S., Mariano, A. L. S., & Silva, S. I. dos S. (2022). Pensando numa Lógica Outra a Educação Matemática nos Cursos de Pedagogia. Perspectivas Da Educação Matemática, 15(39), 1-21.

Lins, R. C. (1999). Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Perspectivas em educação matemática: concepções e perspectivas (pp. 75-94). São Paulo: Editora da Unesp.

Lins, R. C. (2012). O modelo dos campos semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In Angelo, C. L., Barbosa, E. P., Viola dos Santos, J. R., Dantas, S. C., & Oliveira, V. C. A. (Org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história (pp. 11-30). São Paulo: Midiograf.

Lopes, A. R. L. V.; Passos, C. L. B.; Alencar, E. S. & Fanizzi, S. (2024). Formação inicial de professores que ensinam matemática com foco na licenciatura em Pedagogia EaD. Revista Docentes, 7(17), p. 9-12.

Oliveira, V. N. & Julio, R. S. (2023). Sobre a implantação da BNC-Formação em cursos de Pedagogia de Minas Gerais: o caso de disciplinas que envolvem Matemática. In: Anais do VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (01-12). Águas de Lindóia, SP.

Vilela, D. S. (2013). Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre filosofia e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 11 — Filosofia da Educação Matemática

Como Citar

Julio, R. S. (2024). Sobre os usos das palavras em títulos e ementas de disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/462