Aprendizagens Docentes de Professoras que Ensinam Estatística por meio da Inserção em Espaços Formativos a Distância

Autores

Palavras-chave:

Espaços formativos a distância, Aprendizagens Docentes, Educação Estatística, Anos finais do ensino fundamental

Resumo

Este texto objetiva investigar as aprendizagens constituídas por duas professoras de matemática que ensinam estatística na escola básica, ao participarem de um espaço formativo a distância e evidenciar como essa experiência influenciou suas práticas pedagógicas e seu conhecimento em estatística e probabilidade, considerando as necessidades e os desafios do contexto educacional em que atuavam: o ensino remoto emergencial. A discussão teórica fundamenta-se nas reflexões sobre aprendizagens docentes nos espaços formativos a distância. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que adota uma abordagem qualitativa em educação. As professoras narraram sobre a ampliação de suas aprendizagens docentes em relação à Educação Estatística, viabilizadas por meio da formação continuada a distância, redimensionando e ressignificando suas práticas nos anos finais do ensino fundamental.

Referências

Bairral, M. A. (2007). Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica, RJ: Editora Universidade Rural.

Bairral, M. A. (2010). Uma revisão de literatura nacional sobre a aprendizagem em contextos à distância. Revista ACTA Tecnológica, 5(1), 188-216.

Blackboard. (2021). Blackboard Collaborate. https://blackboard.grupoa.com.br/plataformas/blackboard-collaborate/

Bolívar, A., Domingo, J., & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla.

Chick, H., & Pierce, R. (2010). Ajudando professores a fazer uso eficaz de exemplos do mundo real em estatísticas. In Conferência Internacional sobre Ensino de Estatísticas (pp. 1-15). Ljubljana: IASE, ISI.

Féo, M. (2020). Coronavírus e Vitórias-Régias (VR): Entendendo a curva exponencial do coronavírus [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/s-lgS-4Xqy0

Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Lesh, R., Amit, M., & Schorr, R. (1997). Using real-life problems to prompt students to construct conceptual models for statistical reasoning. In I. Gal & J. Garfield (Eds.), The assessment challenge in statistics education (pp. 65-83). Amsterdam: The International Statistical Institute.

Lopes, C. E. (2010). Os desafios para a educação estatística no currículo de matemática. In C. E. Lopes, C. D. Q. E. S. Coutinho, & S. A. Almouloud (Eds.), Estudos e Reflexões em Educação Estatística (pp. 47-63). Campinas: Mercado de Letras.

Mendonça, L. D. O., & Lopes, C. E. (2015). O trabalho com educação estatística no ensino médio em um ambiente de modelagem matemática. In C. E. Lopes, C. D. Q. E. S. Coutinho, & S. A. Almouloud (Eds.), Estudos e Reflexões em Educação Estatística (pp. 157-172). Campinas: Mercado de Letras.

Passeggi, M. D. C. (2010). Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In M. D. C. Passeggi & V. B. D. Silva (Eds.), Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação (pp. 103-130). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Passeggi, M. D. C., Souza, E. C. D., & Vicentini, P. P. (2011). Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, 27(1), 369-386.

Santos, S. S. (2022). Formação continuada a distância em educação estatística: práticas pedagógicas videobiografadas por professoras de matemática (Tese de doutorado). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Shulman, L. S., & Shulman, J. H. (2016). Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, 6(1), 120-142. Recuperado de https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353

Souza, A. C. (2013). O desenvolvimento profissional de educadoras da infância: uma aproximação à educação estatística. (Tese de doutorado). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.

Souza, C. P. (2014). A vídeobiografia como dispositivo de pesquisa-ação-formação: uma prática educativa com adolescentes abrigados. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Santos, S. S., & Lopes, C. E. . (2024). Aprendizagens Docentes de Professoras que Ensinam Estatística por meio da Inserção em Espaços Formativos a Distância. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/463