Um estudo sobre o reconhecimento de experiências matemáticas de adultos no CIEJA Campo Limpo
Palavras-chave:
Reconhecimento de Saberes, Aprendizagem Matemática de Adultos, CIEJA , Educação Matemática na EJA, Experiências MatemáticasResumo
O presente artigo compreende um estudo qualitativo a partir da investigação sobre o reconhecimento de experiências matemáticas de jovens e adultos, por meio de entrevistas com gestor e professores, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA Campo Limpo) da cidade de São Paulo. Está fundamentado em teorias que tratam do valor social da matemática, das relações entre sujeito e conhecimento matemático, levando em conta o sujeito social, suas especificidades e contribuições no processo de aprendizagem. Com o objetivo de analisar o reconhecimento dos saberes matemáticos experienciais, a investigação proposta evidenciou que embora a Educação de Jovens e Adultos têm sido secundarizada nas políticas públicas nacionais, existem propostas educativas como no CIEJA Campo Limpo que reconhecem os saberes matemáticos experienciais dos sujeitos e os valorizam no processo educativo.
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