Pibid, Residência Pedagógica e Formação de Professores para a diversidade
Palavras-chave:
Formação de Professores, Diversidade, Inclusão, AprendizagemResumo
Neste trabalho trazemos resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos, participantes do Pibid e Residência Pedagógica. Buscamos uma formação de professores para a diversidade e acreditamos que estes programas podem contribuir para aprendizados acerca da inclusão, visto que os futuros professores apontaram ter vivenciado, nos projetos, situações que envolvem questões sociais, educacionais e políticas relacionadas a inclusão. Por meio de um questionário, buscamos identificar aprendizados e percepções acerca da Educação Inclusiva. A partir da análise das respostas, foram criadas categorias de convergência que mostraram que: os licenciandos perceberam que a diferença está na escola; vivenciaram situações identificadas como sendo de exclusão e posicionaram-se de modo a buscar garantir o aprendizado de estudantes com deficiência e identificaram dificuldades e possibilidades da Educação Inclusiva.
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