Explorando padrões nos Anos Iniciais: Possibilidades no encontro entre estudantes cegos e videntes

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual, Inclusão, Pensamento algébrico, Educação Matemática

Resumo

Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa de pós-doutorado e objetiva investigar as potencialidades da exploração de padrões em sequências recursivas com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais. Focada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi realizada de uma turma do quinto ano de uma escola pública da cidade de Belém. Os dados foram produzidos durante três meses e registrados por meio de diário de campo, áudio e vídeo, fotos das tarefas realizadas em aula e todos os materiais manipulativos utilizados pelos estudantes. Os resultados evidenciam que apresentar uma sequência utilizando materiais manipuláveis torna a tarefa acessível aos estudantes cegos e aos videntes possibilitando a identificação da comunalidade presente nos elementos da sequência. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Faustino, A. C., & Sales, E. R. de . (2024). Explorando padrões nos Anos Iniciais: Possibilidades no encontro entre estudantes cegos e videntes. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-10. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/474