O Papel dos Vídeos Digitais na Promoção da Consciência Crítica e Interdisciplinaridade na Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Consciência Crítica, Interdisciplinaridade, Vídeos Digitais, Multimodalidade

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar como o discurso do vídeo MathNews promove a Consciência Crítica. Estudantes do Ensino Médio, no contexto pandêmico, criam significados sobre a pandemia, o crescimento do Coronavírus e Fake News no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Utilizando uma análise do discurso multimodal baseada na semiótica social, a narrativa do vídeo foi segmentada em cinco momentos com recursos multimodais que criam significados ao ligar o cotidiano ao discurso matemático. Os resultados mostram que seres humanos-com-mídias criam significados críticos, articulando menos estruturas matemáticas formais. Concluiu-se que o discurso do vídeo manifestou responsividade e responsabilidade social, destacando a importância de práticas educativas que integrem análise crítica de mídias digitais para desenvolver a Consciência Crítica.

Referências

Borba, M. C. (2021). The future of mathematics education since COVID-19: Humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, 108(1-2), 385–400. https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2

Borba, M. C., & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Springer.

Borba, M. C., O’Halloran, K. L., & Neves, L. X. (2022). Multimodality, Systemic Functional-Multimodal Discourse Analysis and Production of Videos in Mathematics Education. In Handbook of Cognitive Mathematics (pp. 909-938). Springer International Publishing.

Borba, M. C., Souto, D. L. P., Cunha, J. F. T., & Domingues, N. S. (2023). Humans-with-Media: Twenty-Five Years of a Theoretical Construct in Mathematics Education. In B. Pepin, G. Gueudet, & J. Choppin (Eds.), Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-95060-6_7-1

Cunha, J. F. (2023). Licenciatura híbrida em matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais (Doctoral dissertation, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá).

Carvalho, G. S. (2023). Festival de vídeos digitais e educação matemática crítica [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. https://hdl.handle.net/11449/250946

Carvalho, G. S., Costa, R. F., & Borba, M. C. (2022). O Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma “cultura” em movimento. In Anais do Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (SITEM), Rio Claro, SP.

Carvalho, G. S., Gimenez, H., & Borba, M. C. (2022). Ciclo do conhecimento e a ação das mídias: o que o vídeo “A Geometria das Abelhas” pode expressar. In Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), online.

Freire, P. (2020). Pedagogia do oprimido (74ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Freire, P., D’Ambrosio, U., & Mendonça, M. D. C. (1997). A conversation with Paulo Freire. For the Learning of Mathematics, 17(3), 7–10. http://www.jstor.org/stable/40248246

Gimenez, H. (2023). Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/242350

GPIMEM. (2020, December 16). Ensino Fundamental - Mar de Lama: Modelagem na Educação Matemática - III FVDEM (Legends in English) [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=YpCteGqjxd0&t=5s

Halliday, M. A. K. (1978). Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. Edward Arnold.

Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2001). Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Arnold.

O’Halloran, K. L. (2004). Visual semiosis in film. In Multimodal discourse analysis: Systemic functional perspectives (pp. 109-130). Add publisher.

Oechsler, V. (2018). Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. http://hdl.handle.net/11449/154093

Taylor, C. J. (2013). Multimodality and audiovisual translation. In Y. Gambier & L. van Doorslaer (Eds.), Handbook of Translation Studies (Vol. 4, pp. 98-104).

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Carvalho, G. da S., & Borba, M. de C. (2024). O Papel dos Vídeos Digitais na Promoção da Consciência Crítica e Interdisciplinaridade na Educação Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/475