Modelagem Matemática na Educação Infantil e os Registros de Representação Semiótica: algumas contribuições
Palavras-chave:
Educação infantil, Modelagem matemática, Registros semióticos, Linguagem matemáticaResumo
Esse trabalho teve por objetivo compreender possíveis contribuições da modelagem matemática para aprendizagem das noções de matemática na educação infantil com apoio na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Posto isso, foi realizada uma prática de modelagem com 19 crianças matriculadas na educação infantil. A pesquisa de caráter qualitativo cujos instrumentos usados na produção dos dados foram o diário de bordo do pesquisador, produções textuais das crianças e filmagens. Os resultados mostram que foram identificados os registros semióticos em língua natural, numérico, figural, tabular e gráfico revelando que a modelagem matemática na educação é terreno fecundo para a abordagem da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, mesmo na educação infantil, favorecendo a aprendizagem de noções de matemática.
Referências
Abbeg, A. V. (2019). Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais-PR (Dissertação de Mestrado,
Universidade Federal do Paraná).
Almeida, L. M. W., Silva, K. A. P., & Veronez, M. R. D. (Eds.). (2021). Elementos semióticos em atividades de modelagem matemática.
Livraria da Física.
Belo, C. B. (2016). Modelagem matemática na educação infantil: contribuições para a formação da criança (Dissertação de Mestrado,
Universidade Estadual do Centro-Oeste).
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. MEC.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diário Oficial da União.
Brasil. (2009). Emenda Constitucional n.º 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União.
Burak, D. (1992). Modelagem matemática: ações e interações no processo ensino-aprendizagem (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas).
Burak, D. (2010). Modelagem matemática sob um olhar de educação matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem Matemática na Educação Matemática, 1(1), 10-27.
Burak, D., & Klüber, T. E. (2016). Considerações sobre a modelagem matemática em uma perspectiva de educação matemática. Margem: Revista Interdisciplinar, 7(8), 33-50.
Burak, D., & Martins, M. A. (2015). Modelagem matemática nos anos iniciais da educação básica: uma discussão necessária. R.B.E.C.T., 8(1), 92-111.
Coutinho, L. (2020). Modelagem matemática e raciocínio proporcional na educação infantil (Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Duval, R. (2012). Quais teorias e métodos para a pesquisa sobre o ensino de matemática? Práxis Educativa, 7(2), 305-330.
Duval, R. (2013). Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In M. S. D. A. (Org.), Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica (pp. 11-37). Papirus.
Fernandes, A., & Tortola, E. (2021). Ludicidade em atividades de modelagem matemática na educação infantil e no ensino fundamental. In Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.
Lorenzato, S. (2011). Educação infantil e percepção matemática (3ª ed.). Autores Associados.
Mansur, D. R., & Altoé, R. O. (2021). Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, 10(1), 8-28.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2012). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (32ª ed.). Vozes.
Paschoal, J. D., & Machado, M. C. G. (2009). A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. HISTEDBR On-line, 9(33), 78-95.
Rezende, M. F. (2021). Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil (Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Santos, E. C. dos. (2021). Modelagem matemática na educação infantil: possíveis potencialidades (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa).
Silva, P. F. da. (2013). Modelagem matemática na educação infantil: uma estratégia de ensino com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos (Dissertação de Mestrado, Centro Universitário UNIVATES).
Tortola, E., & Sousa, B. N. P. A. (2021). Modelagem matemática nos primeiros anos escolares: uma discussão sobre os usos da matemática a partir da filosofia de Wittgenstein. In Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.
Zampirolli, A. C. (2020). A modelagem matemática como favorecedora da aprendizagem na educação infantil (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.