Relação pessoal ao Saber: proposição de categorias de análise no modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)
Palavras-chave:
Teoria antropológica do didático, Relação pessoal ao saber, Modelo de análise da dimensão cognitivaResumo
O presente artigo consiste em um ensaio teórico cujo objetivo foi propor um conjunto de categorias para analisar a noção de relação pessoal ao saber em pesquisas cujo aporte teórico principal fosse a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Fruto do trabalho de dissertação da primeira autora, o artigo corresponde ao segundo estudo da investigação. No primeiro, evidenciou-se, por meio de mapeamento vertical, a hipótese de que a noção de relação pessoal R(X,O) tinha seu uso naturalizado em muitas pesquisas cujo referencial era a TAD, isto é, a noção é anunciada no referencial teórico, porém não é utilizada como unidade de análise. Essa constatação levou a proposição de quatro categorias que foram integradas ao modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC).
Referências
Beillerot, J. (1989). Le rapport au savoir: une notion en formation, savoir et rapport au savoir. Élaborations théoriques et cliniques, Paris, Ed. Universitaires. p. 165-202.
Beillerot, J. (2000). Le rapport au savoir. In: MOSCONI, N., BEILLEROT, J., BLANCHARD-LAVILLE, C. (Dir)Formes et formations du rapport au savoir, Paris, L´Harmattan. P. 39-57.
Blanchard-Laville, C. (2005) Professores: entre o prazer e o sofrimento.São Paulo: Edições Loyola.
Bocca, F. V., Oliveira, O. B. (2017) Rapport au savoir na perspectiva psicanalítica. In: Educação e filosofia. Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 491-515, jan./abr. ISSN 0102-6801.
Bourdieu, P., Passeron, J. C. (1970) La reproduction: éléments pour une théorie du système d´enseignement.Éditons de Minuit, Paris. p.279.
Brousseau, G. (1996). Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. Em J. BRUN, Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. Lisboa: Instituto Piaget.
Cavalcante, J. L. (2013). Formação de Professores que ensinam Matemática: saberes e vivências a partir da resolução de problemas. Jundiaí - SP: Paco Editorial.
Cavalcante, J. L. (2018) A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na licenciatura em matemática. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática do PPGEC-UFRPE. Recife.
Cavalcanti, J. D. B. (2015) A noção de relação ao saber: história e epistemologia, panorama do cenário francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. Tese de doutorado. PPGEC – UFRPE, Recife.
Charlot, B. (2000) Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.
Charlot, B. (2005) Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed.
Chevallard, Y. (1988). Le concept de rapport au savoir. Rapport pesonnel, rapport institutionnel, rapport officiel. IREM Aux Marseille, Marseille.
Chevallard, Y. (1996). Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. Em J. BRUN, Didáctica Das Matemáticas (M. J. Figueredo, Trad.). Lisboa: Instituto Piaget.
Chevallard, Y. (1997). La Transposiciòn Didáctica Del Saber Sabio Al Saber Enseñado (1ª ed.). (C. GILMAN, Trad.) Buenos Aires: Aique. Original de 1985.
Chevallard, Y. (1999). L´analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. Recherches en Didactiques des Mathématiques, 19(2), 221-266.
Chevallard, Y. (29 de avril de 2009). La TAD face au professeur de mathématiques. Acesso em 19 de maio de 2024, disponível em http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_face_au_professeur_de_mathematiques.pdf
Chevallard, Y. (2018) Uma ruptura epistemológica em ato. In: ALMOULOUD, Saddo Ag; FARIAS, L. M. S.; HENRIQUES, A. (2018) A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. Editora CRV. Curitiba.
Chevallard, Y., Bosch, M., & Gascón, J. (2001). Estudar matemática: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
Croset, M. C., & Chaachoua, H. (2016). Une réponse à la prise en compte de l’apprenant dans la TAD : la praxéologie personnelle. Recherches en Didactique des Mathématiques, 2(36).
Damásio, A. (2018) A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura / António Damásio; tradução Laura Teixeira Motta. —1 a ed. — São Paulo : Companhia das Letras.
Demo, P. (1995) Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas.
Douglas, M. (2007). Como as instituições pensam (1ª - 1ª reimpressão ed.). (C. M. Moura, Trad.) São Paulo: Editora USP.
Gimenes de Pula, M. (2019). A Dialética do Senhor e do Escravo e sua Repercussão no Marxismo e na Psicanálise Lacaniana. Psicanálise &Amp; Barroco Em Revista, 8(1). https://doi.org/10.9789/1679-9887.2010.v8i1.%p
Godino, J., & D´Amore, B. (Julio de 2007). El enfoque ontosemiótico como um desarrollo de la teoria antropológica en didáctica de la matemática. RELIME, 10.
Hegel, G.W.F. (2013). Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Ed. Vozes. Original de 1807.
Lacan, J. (1998). Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. !n: Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Original de 1965.
Laot, F. F. (2009). Formateurs d´adultes et diffusion de la notion de rapport au savoir. Aproche socio-historique. In: HOFSTETTER, R. et al. Savoirs en (trans)formation. De Boeck Supérieur "Raisons éducatives", p. 163-183.
Lave, J. (1996). Teaching, as learning, as practice. Mind, Culture and Activity, 3(3), 149-164.
Mauss, M. (2003). As técnicas do corpo. (P. Neves, Trad.) São Paulo: Cosacnaify.
Santos, K. C., Cavalcante, J. L., Cavalcanti. J. D. B. (2024) A noção de relação pessoal ao saber na teoria antropológica do didático: uma revisão sobre seu uso nas teses brasileiras de 2012-2022. In : Revista Paranaense de Educação Matemática. (em processo de submissão).
Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researche, 15(2), pp. 4-14.
Souza, L. S. S. (2017) Relação ao saber matemático de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: Estudo exploratório no município de Cabo de Santo Agostinho.Tese de Doutorado - PPGEC-UFRPE. Recife, em cotutela com a Université Lumière – Lyon 2, Lyon, France.
Vu Nhu, T. (2009). Une étude didactique sur l’introduction dans l’enseignement mathématique vietnamien de notions statistiques dans leurs liens avec les probabilités. Thèse en Co-tutelle Université Joseph Fourier e Université Hó Chi Minh, Grenoble.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.