Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: diálogo entre a Matemática da vida e a Matemática da escola

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, EJA, Etnomatemática

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa que apresenta uma proposta de ensino de Matemática para a EJA fundamentada na Etnomatemática e na pedagogia libertadora de Paulo Freire. Ambos valorizavam os conhecimentos prévios dos estudantes e suas maneiras próprias de resolver situações cotidianas. A pesquisa qualitativa foi realizada em escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Como instrumentos de coleta de dados foram realizados uma entrevista e um questionário com professores da EJA. A pesquisa sugere práticas que atendam aos interesses dessa modalidade de ensino e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática na EJA. Para isso é relevante incluir atividades práticas do cotidiano na rotina das aulas de Matemática relacionando teoria e cotidiano.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Victer, E. das F. ., & Mariano dos Santos, R. M. dos . (2024). Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: diálogo entre a Matemática da vida e a Matemática da escola. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/484