A conceptualização da Geometria Descritiva:da origem à queda de uma disciplina científica

Autores

Palavras-chave:

geometria descritiva, estereotomia, fortificações, disciplinarização

Resumo

Originalmente criada para o Ensino Superior na França, no período da Revolução Francesa, a Geometria Descritiva passou por transformações em seu processo de disciplinarização. A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de ascensão, transformação e queda da Geometria Descritiva, cujo caráter é qualitativo, por meio da metodologia de análise textual e de contexto, a qual sinalizou que as duas artes basilares são a Arquitetura e a Fortificação. Após fortes crises na École Polytechnique, o campo teórico da Geometria Descritiva é separado de suas aplicações. Assim, as análises revelam que a queda dessa disciplina ocorreu aproximadamente quinze anos após a sua criação, tendo uma complexidade de fatores e dimensões sociais, culturais, epistemológicas e corporativistas como causadoras dessa queda.

Referências

Arago, F. (1854). Oeuvres complètes: notices biographiques (2. ed.). J. Claye.

Bernard, A., & Proust, C. (2014). Scientific sources and teaching contexts throughout history. Springer.

Binding, G. (1993). Baubetrieb im Mittelalter. Wissenschaftliche Buch-Gemeinschaft.

Carlevaris, L. (2014). Nicolas-François-Antoine de Chastillon: The défilement of fortifications at the roots of descriptive geometry. Nexus Network Journal, 16, 631-652.

Coolidge, J. L. (1940). A history of geometrical methods. Clarendon Press.

Fourcy, A. (1828). Histoire de l’École polytechnique. Belin.

Gilbert, G. N. (1976). The development of science and scientific knowledge: The case of radar meteor research. In G. Lemaine, R. MacLeod, M. Mulkay, & P. Weingart (Eds.), Perspectives on the emergence of scientific disciplines (pp. 187-205). Mouton Co., The Hague and Maison des Sciences de l’Homme.

Høyrup, J. (1987). The formation of “Islamic mathematics” sources and conditions. Science in Context, 1(2), 281-329.

Høyrup, J. (1990). Sub-scientific mathematics: Observations on a pre-modern phenomenon. History of Science, 28(1), 63-77.

Høyrup, J. (2014). Mathematics education in the European Middle Ages. In A. Karp & G. Schubring (Eds.), Handbook on the history of mathematics education (pp. 109-124). Springer.

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2020). Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas (2. ed.). E.P.U.

Monge, G. (1794). Développemens sur l'enseignement adopté pour l'École centrale des travaux publics, décretée par la Convention nationale. De l'Imprimérie nationale.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2016). Análise textual discursiva (3. ed.). Unijuí.

Morgan, M. H. (1914). Vitruvius: The ten books on architecture. Harvard University Press.

Paul, M. (1980). Gaspard Monge’s “Géométrie descriptive” und die École Polytechnique: Eine Fallstudie über den Zusammenhang von Wissenschafts- und Bildungsprozess. Institut für Didaktik der Mathematik der Universität.

Rykwert, J. (1984). On the oral transmission of architectural theory. Journal Architectural Association School of Architecture, 6, 14-27.

Sakarovitch, J. (1992). La géométrie descriptive après Monge. In J. Dhombres (Ed.), L’école normale de l’an III (Vol. 1, pp. 583-590). Éditions Rue d’Ulm.

Sakarovitch, J. (1998). Épures d’architecture: De la coupe des pierres à la géométrie descriptive XVIe – XVIIe siécles. Birkhäuser Verlag.

Sanabria, S. L. (1989). From Gothic to Renaissance stereotomy: The design methods of Philibert de l’Orme and Alonso de Vandelvira. Technology and Culture, 20(2), 266-299.

Shelby, L. R. (1972). The geometrical knowledge of mediaeval masons. Speculum, 47(3), 395-421.

Schubring, G. (2004). Le retour du refoulé: Der Wiederaufstieg der synthetischen Methode an der École Polytechnique. Rauner.

Taton, R. (1954). L’histoire de la géométrie descriptive: Conférence faite au Palais de découverte le 12 juin 1954. Université de Paris.

Vitorino, J. C. (2004). Sobre a história do texto de Vitrúvio. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, 11(12), 33-50.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 05 — História da Matemática e Cultura

Como Citar

Almeida, A. M. F. B. de ., & Schubring, G. (2024). A conceptualização da Geometria Descritiva:da origem à queda de uma disciplina científica. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/487