Escola pública, pandemia e aprendizagem em matemática – uma pesquisa com dados públicos do SAEB 2021
Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, SAEB, Avaliação em MatemáticaResumo
A pandemia de COVID-19 implicou a necessidade de se fazer escolarização por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Após o retorno às atividades presenciais, quase 2 anos após a decretação da pandemia, estudos iniciais apontaram que o período em que os estudantes se mantiveram no ERE tiveram retrocessos em termos de aprendizagem. Neste trabalho, analisamos os dados do SAEB 2021 por meio do modelo de regressão linear. A partir de dados do SAEB 2021 – 9EF, estimamos a correlação entre proficiência em Matemática e de escalas construídas. Os resultados apontam retrocessos nas aprendizagens em Matemática dos estudantes da escola pública, relevando os desafios presentes e futuros em relação à garantia do direito às aprendizagens.
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