Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental: foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória

Autores

Palavras-chave:

Raciocínio Proporcional, Tarefa Exploratória, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das suas resoluções escritas no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Embora alguns grupos tenham apresentado dificuldades em descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, por meio da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria conseguiu realizar comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial das intenções das questões da tarefa exploratória para favorecer a mobilização de aspectos específicos do raciocínio proporcional dos alunos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Rodrigues, S. P., França, M. E. V. de, & Rodrigues, R. V. R. (2024). Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental: foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/498