Evasão e permanência no curso de Licenciatura em Matemática no contexto da Pandemia de COVID-19: motivações dos futuros professores

Autores

Palavras-chave:

Permanência, Evasão, Licenciatura em Matemática, Pandemia

Resumo

Esta pesquisa qualitativa objetiva identificar o perfil socioeconômico de futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, articulado às motivações para a permanência ou desistência do curso, diante das problemáticas decorrentes da pandemia de COVID-19, de modo a discutir possíveis fatores que podem estar associados ao aumento da evasão nesse contexto. A produção dos dados ocorreu por meio de um formulário on-line respondido por 25 acadêmicos, com questões fechadas e abertas. Quanto às motivações para permanência, destaca-se a importância de ter uma formação profissional para atuar na área. Por outro lado, o fato de essa formação ultrapassar o limite de duração do curso, devido às reprovações e dificuldades nas disciplinas, torna-se um motivo relevante para desistir  do curso.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Meneguetti de Moura, G., & Rodrigues, R. V. R. (2024). Evasão e permanência no curso de Licenciatura em Matemática no contexto da Pandemia de COVID-19: motivações dos futuros professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/499