Exploração ontossemiótica das trajetórias didáticas mobilizadas por estudantes na resolução de uma situação-problema sobre Integral Definida
Palavras-chave:
Exploração Ontossemiótica, Trajetórias Didáticas, Integral Definida, Conhecimento Didático-MatemáticoResumo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado, objetiva explicitar e analisar, sob a perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS) e do Conhecimento Didático-Matemático (CDM) do professor, como dez estudantes de Licenciatura em Matemática mobilizaram competências e desenvolveram conhecimentos na resolução de uma situação-problema sobre Integral Definida. A coleta de dados seguiu os aspectos metodológicos da Engenharia Didática, interpretados conforme o EOS. A análise dos dados revelou que a experimentação aprimorou os conhecimentos dos estudantes sobre a Integral Definida, abrangendo: conexões entre teoria e prática com contextos intra e extramatemáticos; formalização e generalização de conhecimentos; mobilização de competências; desenvolvimento da autonomia; interdisciplinaridade; uso de diferentes tipos de registros de representação e mobilização de processos cognitivos.
Referências
Artigue, M. (1991). Analysis. In D. Tall (Ed.), Advanced Mathematical Thinking (pp. 167-198). Kluwer Academic Publishers.
Dreyfus, T. (1991). Advanced mathematical thinking processes. D. Tall (Ed.), Advanced mathematical thinking (pp. 25-41). Kluwer Academic Publishers.
Duval, R. (1993). Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. In Annales de 5º Didactiques et de Sciences Cognitives. (pp. 37-65). Strasbourg.
Duval, R. (2009). Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. (L. F. Levy & M. R. A. Silveira, Trads.). Livraria da Física.
Figueiredo, E. B., Siple, I. Z., Longen, L. G. & Boeing, F. K. (2013). Integral Definida: um recurso tecnológico para o professor. In Actas do 7º Congresso Internacional de Ensino de Matemática (p. 6579-6589). Canoas, RS.
Font, V. (2011). Competencias profesionales en la formación inicial de profesores de matemáticas de secundaria. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 7(26).
Godino, J. D. (2011). Indicadores de idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas. In Actas del 13ª Conferencia Interamericana de Educación Matemática. (p. 1-20). Recife, PE.
Godino, J. D. (2009, Dec.). Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de Matemáticas. Unión, 5(20), 13-31.
Godino, J. D. (2017). Construyendo un sistema modular e inclusivo de herramientas teóricas para la Educación Matemática. In Actas del 2º Congreso International Virtual Sobre El Enfoque Ontosemiótico Del Conocimiento y La Instrucción Matemáticos. pp. 1-20. Granada.
Godino, J. D., Batanero, C., Contreras, A., Estepa, A., Lacasta, E., & Wilhelmi, M. R. (2013). Didactic engineering as design-based research in Mathematics Education. In Proceedings of 8th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Manavgat-Side.
Godino, J. D. (2012). Origen y aportaciones de la perspectiva ontosemiótica de investigación en Didáctica de la Matemática. In Actas del 16º Simposio de La Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática. (pp. 49-68). Jaén.
Godino, J., Rivas, H., Arteaga, P., Lasa, A., & Wilhelmi, M. R. (2014). Ingeniería didáctica basada en el enfoque ontologico semiótico del conocimento y de la intrucción matemáticos. Recherches En Didactique Des Mathématiques, 34(2–3), 167–200.
Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2008). Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática. (E. Crisostomo, Trad.). Acta Scientiae, 10(2), 7-37.
Melo, J. (2002). Conceito de Integral: Uma proposta computacional para seu ensino e aprendizagem. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.
Mota, J. F., Abar, C. A. A. P. (2020). Uma proposta de articulação entre teoria e prática no estudo da integral definida. Revista Produção Discente Educação Matemática, 9(2), 12-24.
Mota, J. F. (2021). Um estudo ontossemiótico sobre os conhecimentos didático-matemáticos de aplicações da Integral Definida com estudantes de Matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.
Mota, J. F. (2023). Análise de abordagens à Integral Definida em pesquisas brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 14 (3), 1–24, 2023. 10.26843/rencima. v14n3a08.
Pino-Fan, L.R., Godino, J. D., Font, V. (2013, Jul.-Dec.). Desenho e aplicação de um instrumento para explorar a faceta epistêmica do conhecimento didático-matemático de futuros professores sobre a derivada (Primeira Parte). Revemat, 8(2), 1-49.
Pino-Fan, L. R., Godino, J.D. (2015). Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, XXXVI (1), 87– 109.
Turégano, P. (1998, May/Aug.). Del área a la Integral. Un estudio en el contexto educativo. Enseñanza de las Ciencias, 16 (2), 233-249.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.