Situações-problema do campo conceitual das medidas de tendência central: uma análise em livros didáticos do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Medidas de Tendência Central, Campo Conceitual, Livro Didático

Resumo

A qualidade dos materiais didáticos é de relevância nos processos de ensino, influenciando diretamente a aprendizagem dos estudantes. Nesta ótica, este estudo buscou analisar a natureza das situações-problema, inseridas no campo conceitual das medidas de tendência central, presentes em livros didáticos, tendo aporte à teoria proposta por Gérard Vergnaud. Foram analisadas duas coleções didáticas e mapeadas 770 atividades das quais, 146 foram classificadas como de medidas de tendência central. Destas, 137 são propostas enquanto situações-problema, aspecto relevante para a aprendizagem conceitual. Uma análise acerca da natureza dos dados e variáveis destas situações foi realizada evidenciando similaridade nas abordagens. Apesar das poucas tarefas nas coleções, elas valorizam as medidas de tendência central do tipo situação-problema, algo positivo para a aprendizagem conceitual.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Santos, E. M. dos, & Costa do Amaral, H. J. (2024). Situações-problema do campo conceitual das medidas de tendência central: uma análise em livros didáticos do ensino fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/501