Reflexões sobre as crenças matemáticas de licenciandos e alunos público-alvo da Educação Matemática diante de cenários inclusivos para aprendizagem
Palavras-chave:
Crenças, Educação matemática, Cenários inclusivos, AprendizagemResumo
O presente artigo teve como objetivo refletir sobre as crenças de cinco estudantes de licenciatura em Matemática e três alunos público-alvo da Educação Especial, participantes do Programa Residência Pedagógica, frente aos cenários inclusivos de aprendizagem matemática. A questão de pesquisa norteadora foi: quais as crenças referentes a matemática e aos cenários de aprendizagem construídos são apresentadas pelos participantes? Pressupostos sobre a afetividade, crenças e sentimentos dos participantes serviram de aporte teórico. A pesquisa teve cunho qualitativo cuja coleta de dados utilizou entrevistas primeiramente com os residentes e depois com os alunos da educação básica. Os resultados revelaram crenças positivas dos residentes para os cenários construídos, já para os alunos da escola campo, crenças negativas e positivas foram encontradas.
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