Reflexões sobre as crenças matemáticas de licenciandos e alunos público-alvo da Educação Matemática diante de cenários inclusivos para aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Crenças, Educação matemática, Cenários inclusivos, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo teve como objetivo refletir sobre as crenças de cinco estudantes de licenciatura em Matemática e três alunos público-alvo da Educação Especial, participantes do Programa Residência Pedagógica, frente aos cenários inclusivos de aprendizagem matemática. A questão de pesquisa norteadora foi: quais as crenças referentes a matemática e aos cenários de aprendizagem construídos são apresentadas pelos participantes? Pressupostos sobre a afetividade, crenças e sentimentos dos participantes serviram de aporte teórico. A pesquisa teve cunho qualitativo cuja coleta de dados utilizou entrevistas primeiramente com os residentes e depois com os alunos da educação básica. Os resultados revelaram crenças positivas dos residentes para os cenários construídos, já para os alunos da escola campo, crenças negativas e positivas foram encontradas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Morais, T. M. R. (2024). Reflexões sobre as crenças matemáticas de licenciandos e alunos público-alvo da Educação Matemática diante de cenários inclusivos para aprendizagem. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/507