Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Humanização, MaDHu

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir vídeos digitais como actantes em processos de humanização de práticas avaliativas de matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi conduzida com uma turma que cursou a disciplina de Cálculo I em 2023, cuja avaliação foi realizada principalmente por meio da produção de vídeos digitais pelos próprios estudantes. Os dados, que consistem em registros de interações entre professora e estudantes, notas de campo e vídeos produzidos ao longo da disciplina, foram analisados à luz da Teoria Ator-Rede. A análise indica que os vídeos digitais, vistos como actantes em processos de humanização de práticas avaliativas de matemática, expandiram a rede performada na disciplina e integraram o processo de aprendizagem dos estudantes. 

Referências

Bicudo, M. A. V. (1993). Pesquisa em educação matemática. *Pró-posições, 13*(1), 18–23. https://doi.org/2764-315811

Borba, M. C., & Araújo, J. L. (Orgs.). (2012). *Pesquisa qualitativa em educação matemática* (4ª ed.). Autêntica.

Borba, M. C., Souto, D. L. P., & Canedo Junior, N. da R. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. *Autêntica*.

Canedo Junior, N. R., & Borba, M. C. (2021). Quando o vídeo digital propõe problemas de modelagem: Seres-humanos-com-mídias, teoria da atividade, multimodalidade. *Revista Brasileira de Educação Matemática, 8*, 1–15.

Carmo, J. dos S., & Simionato, A. M. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: Alguns dados da literatura. *Psicologia em Estudo, 17*, 317–327.

Carmo, J., Gris, G., & Palombarini, L. (2019). Mathematics anxiety: Definition, prevention, reversal strategies and school setting inclusion. In *Handbook of research on the role of human factors in IT project management* (pp. 241–259). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_24

Carvalho, G. S., & Borba, M. C. (2021). Festival de vídeos e educação matemática na pandemia. *Revista Brasileira de Educação Matemática, 8*, 1–17.

Chiari, A. S. S. (2018). Tecnologias digitais e educação matemática: Relações possíveis, possibilidades futuras. *Perspectivas da Educação Matemática, 11*(26), 351–364.

Fernandes, F. S., & Garnica, A. V. M. (2021). Metodologia de pesquisa em educação matemática: Éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. *Perspectivas da Educação Matemática, 14*(34), 1–16. https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12785

Freire, P. (1997). Papel da educação na humanização. *Revista de Educação, 7*(1), 9–17.

Goldenberg, M. (2011). *A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais* (12ª ed.). Record.

Kenski, V. M. (2007). *Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação* (1ª ed.). Papirus.

Latour, B. (2012). *Reagregando o social: Uma introdução à teoria ator-rede* (G. C. C. Sousa, Trad.). Edufba/Edusc.

Oechsler, V. (2018). *Comunicação multimodal: Produção de vídeos em aulas de matemática* [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho].

Reis, A. L. dos, & Silva, F. A. R. e. (2020). As contribuições de uma oficina pedagógica com jornais impressos na aquisição da aprendizagem a partir da teoria Ator-Rede (TAR): A tragédia de Mariana. *Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11*(2), Artigo 2. https://doi.org/10.26843/rencima.v11i2.2246

Silva, É. L. S. (2023). Antônio Bispo dos Santos—A terra dá, a terra quer—Literatura afro-brasileira. *Literafro*. http://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/ensaio/1841-a-terra-da-a-terra-quer-antonio-bispo-dos-santos

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Chiari, A. S. de S. ., & Soares, D. da S. . (2024). Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/509