A formação de professores dos anos iniciais e o ensino da álgebra

Autores

Palavras-chave:

Álgebra nos anos iniciais, Matemática nos anos iniciais, Formação de professores que ensinam matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um ensaio sobre o ensino da álgebra dos anos iniciais, feito com licenciandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade semipresencial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa realizada foi um projeto piloto que busca compreender diferentes concepções sobre pensamento algébrico. Nossa escolha foi solicitar aos futuros professores a proposição de tarefas pautadas nas habilidades do 3º ano do ensino fundamental pautadas na BNCC que prioriza desenvolver habilidades referentes a sequências. Como referencial teórico o Modelos dos Campos Semânticos foi utilizado para compreender as produções de significados e, com base nas tarefas propostas pelos licenciandos, criamos uma categorização considerando aspectos do pensamento algébrico.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apresentação. Brasília, DF.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

LINS, R. C. (1994). O modelo teórico dos campos semânticos: uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Revista Dynamis Blumenau. 1(7), 29-39.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. (1997). Perspectiva em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus.

SILVA, A. M. (2022) O Modelo dos Campos Semânticos: Um modelo epistemológico em Educação Matemática. (4 ed). Rio de Janeiro, RJ: Editora Ciência Moderna.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Oliveira, R., Barbosa, A., & Velloso, L. (2024). A formação de professores dos anos iniciais e o ensino da álgebra. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/510