A Análise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matemática e o Pensamento Matemático Avançado

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Superior, Equações Diferenciais Ordinárias, Plano Inclinado

Resumo

Neste artigo, investigamos o contexto educacional de uma disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias, com o objetivo de identificar indícios do Pensamento Matemático Avançado (PMA) manifestados por estudantes de Engenharia ao desenvolverem uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da análise de modelos. O quadro teórico aborda a modelagem matemática, a análise de modelos, e explica por que a análise de modelos pode ser entendida como atividade de modelagem matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a Análise de Conteúdo do relatório escrito por um grupo de estudantes ao estudarem o movimento no plano inclinado. Concluímos que a análise de modelos se configurou como uma atividade de modelagem matemática e permitiu evidenciar os subprocessos de Representação e Abstração, característicos do PMA.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Giroti, N. I. ., & Borssoi , A. H. . (2024). A Análise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matemática e o Pensamento Matemático Avançado. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/511