A Análise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matemática e o Pensamento Matemático Avançado
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Superior, Equações Diferenciais Ordinárias, Plano InclinadoResumo
Neste artigo, investigamos o contexto educacional de uma disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias, com o objetivo de identificar indícios do Pensamento Matemático Avançado (PMA) manifestados por estudantes de Engenharia ao desenvolverem uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da análise de modelos. O quadro teórico aborda a modelagem matemática, a análise de modelos, e explica por que a análise de modelos pode ser entendida como atividade de modelagem matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a Análise de Conteúdo do relatório escrito por um grupo de estudantes ao estudarem o movimento no plano inclinado. Concluímos que a análise de modelos se configurou como uma atividade de modelagem matemática e permitiu evidenciar os subprocessos de Representação e Abstração, característicos do PMA.
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