A venda de garrafas de água: reflexões no âmbito da Educação Financeira com pessoas jovens, adultas e idosas

Autores

Palavras-chave:

Educação de jovens, adultos e idosos, Educação Financeira, Educação Matemática

Resumo

O estudo visa analisar as percepções sobre a Educação Financeira (EF) em uma turma do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)/Campo Limpo, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo. Como referenciais teóricos, consideramos estudos que ampliam a Educação Financeira para além dos cálculos matemáticos, incentivando reflexões críticas. Ainda, assumimos autores no contexto da Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, que defendem a importância política. Assumindo uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas, observações, gravações de vídeos das aulas e diário de campo em uma turma de 30 educandos. Os resultados destacam a problematização e a análise crítica no âmbito financeiro, bem como as implicações sociais e políticas para a vida financeira pessoal e coletiva.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Silva, J. N. D. da, Mazzi, L. C. ., & Farias, gerson dos S. . (2024). A venda de garrafas de água: reflexões no âmbito da Educação Financeira com pessoas jovens, adultas e idosas. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/513