Interseccionalidade e Educação Matemática: disputas em torno da formação professores de Matemática da UFSJ

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Palavras-chave:

Interseccionalidade e Educação Matemática, Relações de Gênero, Formação de Professores de Matemática, História Oral, Disputas

Resumo

Este estudo explora a interface entre gênero e Educação Matemática na formação de professores na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), cobrindo o período de 2001 a 2019. Utilizando os recursos da História Oral, a pesquisa analisa como as normas de gênero influenciam as práticas pedagógicas e as experiências de educadoras matemáticas sobretudo. A análise interseccional revela como gênero, disciplina acadêmica e política educacional se entrelaçam, impactando a dinâmica do departamento de matemática e as experiências de professores. Este trabalho oferece uma visão das barreiras enfrentadas pelas mulheres no campo e sugere estratégias para uma Educação Matemática mais inclusiva e equitativa, destacando a importância de políticas educacionais sensíveis ao gênero na UFSJ.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

de Paiva, P. H. A. A. ., & Esquincalha, A. da C. . (2024). Interseccionalidade e Educação Matemática: disputas em torno da formação professores de Matemática da UFSJ. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/515