It's Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de livro de histórias com foco em conteúdo curricular

Autores

Palavras-chave:

Probabilidade, Roteiros de leitura, Livro de histórias, Anos Iniciais, Ensino Fundamental

Resumo

Objetivamos, nesse estudo, analisar uma proposta de aula acerca de noções probabilísticas por meio do uso de livros de histórias com estudantes do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para o referencial teórico, desenvolvemos uma triangulação do Letramento probabilístico, Demandas Cognitivas e Linguagem Probabilística. Assim, por meio da metodologia de Roteiros de leitura, realizamos a vivência do livro de história “It's Probably Penny”. Os resultados demonstraram que sobre crenças e atitudes e aleatoriedade, os estudantes do 5º ano apresentam respostas mais acertadas em relação aos do 1º ano. A respeito do espaço amostral com resultados individuais, postura crítica e sentimentos pessoais, ambas as turmas apresentaram respostas adequadas. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Santos, E. R. M. D. . (2024). It’s Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de livro de histórias com foco em conteúdo curricular. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/518