It's Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de livro de histórias com foco em conteúdo curricular
Palavras-chave:
Probabilidade, Roteiros de leitura, Livro de histórias, Anos Iniciais, Ensino FundamentalResumo
Objetivamos, nesse estudo, analisar uma proposta de aula acerca de noções probabilísticas por meio do uso de livros de histórias com estudantes do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para o referencial teórico, desenvolvemos uma triangulação do Letramento probabilístico, Demandas Cognitivas e Linguagem Probabilística. Assim, por meio da metodologia de Roteiros de leitura, realizamos a vivência do livro de história “It's Probably Penny”. Os resultados demonstraram que sobre crenças e atitudes e aleatoriedade, os estudantes do 5º ano apresentam respostas mais acertadas em relação aos do 1º ano. A respeito do espaço amostral com resultados individuais, postura crítica e sentimentos pessoais, ambas as turmas apresentaram respostas adequadas.
Referências
Adam, M. & Jelinek, K. (2018) Analisando livros de literatura infantil na busca de conceitos matemáticos. In: Anais da 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática e do 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática (pp. 1160-1169) Santa Maria, RS.
Alencar, E.; Araújo, J.; Levicoy, D. & Soares, M. (2021). “Quando nasce um monstro?” Possibilidade do uso de uma história infantil para o ensino de probabilidade. Brazilian Journal of Development, 7(1), 9807–9816.
Alsina, A; Vásquez, C. & Gómez, O. (2021). Contar cuentos para contar datos: vínculos entre la literatura, la estadística y la probabilidad en Educación Infantil. Revista Educação Matemática em Foco, 10(1), 7-23.
Brandão, A. & Rosa, E. (2010). A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando eu a gente se entende. In: A. Paiva; F. Maciel & R. Cosson (Orgs.). Coleção explorando o ensino: Literatura Ensino Fundamental (pp. 69-88). Brasília, DF: MEC/SEB.
Bryant, P. & Nunes, T. (2012). Children’s understanding of probability: a literature review. London: Nuffield Foundation.
Campos, T. & Carvalho, J. (2016). Probabilidade nos anos iniciais da educação básica: contribuições de um programa de ensino. Em Teia, 7(1), 1-18.
Ciríaco, K.; Azevedo, P. & Cremoneze, M. (2021) Quem vai ficar com o pêssego? Discutindo estatística e probabilidade na educação infantil com futuros(as) professores(as). Revista Educação Matemática em Foco, 10(1), 76-93.
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
Gal, I. (2002). Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.
Gal, I. (2005). Towards 'probability literacy' for all citizens. In: A. G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: challenges for teaching and learning (pp. 43-71.). New York: Springer.
García, M. (2018). Una propuesta didáctica para trabajar estadística y probabilidad a través del cuento en Educación Infantil. 2018. 42f. Trabajo Fin de Grado Inédito (Grado en Educación Infantil). Sevilla, ES: Universidad de Sevilla..
Gómez, E.; Ortiz, J.; Batanero, C. & Contreras, J. (2013). El lenguaje de probabilidad en los libros de texto de Educación Primaria. Unión, 9(35), p. 75-91.
Leedy, L. (2007). It’s probably Penny. New York: Henry Holt and Company.
Nobrega, G. (2015). Investigando a ideia do possível em crianças. 2015. 121 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Nunes, T.; Bryant, P.; Evans, D.; Gottardis, L. & Terlektsi, M. (2012) Teaching primary school children about probability. Teacher handbook. Oxford: Departamento de Educação, Universidade de Oxford. [CD-ROM].
Riter, C. (2009). A formação do leitor literário em casa e na escola. SP: Biruta.
Santos, E. (2021). Mergulhando no universo das incertezas: literatura infantil e probabilidade no ensino fundamental. 2021. 226f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Santos, E. & Santos, J. (2024). Abordagem do conceito de probabilidade em livros de histórias infantis. In: Anais do 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Campina Grande, PB.
Silva, R. (2016) É a moeda que diz não é a gente que quer não: conhecimentos probabilísticos de crianças em situações de jogos. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Silva, R. (2021) Justiça em jogos: compreensões de estudantes (crianças e adultos) e professores à luz de demandas cognitivas da probabilidade. 2021. 212f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Tonouti, R. (2013). Avaliação de um programa de ensino para aprendizagem de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, SP.
Vásquez, C. & Alsina, A. (2017). Lenguaje probabilístico: un camino para el desarrollo de la alfabetización probabilística. Un estudio de caso en el aula de Educación Primaria. Bolema, 31(57), p. 454-478.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.