A Criatividade de uma professora ao lidar com obstáculos no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática em um contexto da Educação Matemática Inclusiva
Palavras-chave:
Ação criativa, Surdez, Educação Matemática, Prática pedagógicaResumo
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os aspectos que podem influenciar a emersão de manifestações de criatividade de uma professora ao lidar com obstáculos na realização de uma atividade de Modelagem Matemática no contexto da Educação Inclusiva, mais especificamente, com estudantes surdos de duas turmas de quintos anos do Ensino Fundamental, sendo uma turma de uma Escola Bilíngue para Surdos e a outra de uma escola municipal de Ensino Fundamental. Por meio de uma entrevista estruturada, constatou-se que os seguintes aspectos: i) a necessidade da professora em reelaborar a atividade proposta inicialmente; ii) a liberdade da professora, em relação ao planejamento das aulas e; iii) o trabalho colaborativo, propiciado pela interação com a professora regente, a professora de apoio bilíngue e com o grupo de pesquisa a qual faz parte, contribuíram para a ação criativa da professora na reestruturação da atividade e na reflexão acerca da Modelagem Matemática e do atendimento à diversidade em sala de aula.
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