O Programa Residência Pedagógica e suas repercussões nos processos de inserção e indução profissional docente de futuros professores de Matemática
Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial, Inserção profissional, Indução profissionalResumo
Esta pesquisa objetiva compreender as repercussões promovidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) na inserção e na indução profissional docente de alunos provenientes de um curso de licenciatura em Matemática. Esse estudo de abordagem qualitativa investigou 51 alunos do curso de licenciatura em Matemática de diversas instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais que atuam ou já atuaram no PRP. A análise dos dados teve como cerne o perfil desses alunos, vivências e experiências adquiridas ao longo do processo de inserção e indução profissional docente. Os resultados revelam a importância do PRR, ao permitir que os licenciandos possam enfrentar os desafios iniciais da carreira por meio de uma formação que aproxima a teoria da prática e que promove a consolidação e a afirmação da profissão escolhida. Conclui-se que mais estudos sobre as repercussões do PRP são necessários para aprimorar políticas de formação inicial e continuada.
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