Avaliação escolar em Matemática: um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Matemática, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este artigo é fruto de uma tese em andamento e tem como objetivo analisar a avaliação escolar em Matemática à luz da Teoria Antropológica do Didático. A metodologia da pesquisa foi organizada em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos a análise de documentos da Educação Brasileira, da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco e do Projeto Político Pedagógico de uma escola. Na segunda etapa, aplicamos uma entrevista com uma professora de Matemática. Os resultados apontam indícios da influência dos níveis Sociedade, Escola e Pedagogia, sobre as práticas de avaliação dessa professora no nível Disciplina. Por exemplo, na composição da média bimestral de Matemática que deve acontecer por meio de até cinco atividades avaliativas além de uma prova, dentre outras condições.  

Referências

Artigue, M. (2017). Theoretical approaches of institutional transitions: the affordances of the Anthropological Theory of Didactics. In: Göller, R., Biehler, R., Hochmuth, R., Rück, H.-G. (Eds.). Didactics of Mathematics in Higher Education as a Scientific Discipline – Conference Proceedings. (pp. 405-412). Kassel, Germany.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília- DF.

Brasil. Senado Federal. (2023). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 7 ed. Brasília-DF.

Bosch, M., & Gascón, J. (2006). Twenty-five years of the didactic transposition. ICMI Bulletin, 58, 51- 65.

Chevallard, Y. & Bosch, M. (2020). A short (and somewhat subjective) glossary of the ATD. In: Bosch, M., Chevallard, Y., García, F. J., Monaghan, J. Working with the Anthropological Theory of the Didactic in Mathematics Education: A Comprehensive Casebook. (pp. XVIII-XXXVII). New York: Editora Routledge.

Chevallard, Y. (1990). Évaluation, véridiction, objectivation. La relation didactique comme caprice et miniature. In: Colomb, J.; Marsenach; J. (dir.). L’évaluateur en révolution (pp. 13-36). Paris: INRP.

Chevallard, Y. (1999). L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2), 221–266.

Chevallard, Y. (2002). Organiser l’étude 3. Écologie & régulation. In Dorier, J. L., Artaud, M., Artigue, M., Berthelot, R., Floris, R. (Eds.), Actes de la 11° École d’Été de Didactique des Mathématiques. (pp. 41 – 56). Grenoble: La Pensée Sauvage.

Chevallard, Y. (2004). Le moment de l’évaluation, ses objets, ses fonctions: déplacements, ruptures, refondation. Journées de formation de formateurs, Lyon.

Chevallard, Y. (2010). La didactique, dites-vous?. Éducation & didactique, 4, 139-148.

Chevallard, Y. (2018). Uma ruptura epistemológica em ato. In: Almouloud, S. A., Farias, L. M. S., Henriques, A. A teoria antropológica do didático: princípios e fundamentos. Curitiba: Editora CRV.

Figueroa, T.P., & Almouloud, S. A. (2022). Um olhar teórico - metodológico sobre o conceito de avaliação de aprendizagem em tempo de pandemia. Revista Paranaense de Educação Matemática, 11 (25), 261-287.

Grugeon-Allys, B. & Pilet, J. (2020). La problématique de l’évaluation et de la régulation: apports de la TAD. Educação Matemática Pesquisa, 22(4). 138-155.

Horoks, J., Kiwan-Zacka, M., Pilet, J., Roditi, E. & Haspekian, M. (2019). Régulation des apprentissages et évaluation formative: quels regards didactiques?. Grenoble: La Pensée Sauvage (pp. 429-452).

Luckesi, C. C. (2013). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo, SP: Cortez.

Pernambuco. Secretaria de Educação e Esportes. (2020). Currículo de Pernambuco. Ensino Médio. Recife, PE.

Pernambuco. Secretaria de Educação. (2014). Instrução Normativa de Avaliação nº 04/2014. Dispõe sobre as diretrizes e procedimentos do Sistema de Avaliação das Aprendizagens nas Escolas da Rede Estadual de Ensino, a partir do ano letivo de 2015. Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo Recife, 18 de dezembro de 2014. Recife, PE.

Pernambuco. Escola Técnica Estadual. (2023). Projeto Político Pedagógico. Biênio 2023-2024. Recife, PE.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Albuquerque, M. S. de ., Bezerra, S. M. C. B. ., & Espíndola, E. B. de M. (2024). Avaliação escolar em Matemática: um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/521