A formação em Estatística e Educação Estatística do futuro professor de Matemática do Rio Grande do Sul: os projetos pedagógicos das licenciaturas presenciais federais
Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em Matemática, Projetos pedagógicos de curso, Educação EstatísticaResumo
Este artigo discorre sobre a formação em Estatística e Educação Estatística do futuro professor de Matemática, a partir dos PPC da Matemática Licenciatura presencial das instituições federais gaúchas. Metodologicamente, é uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa. Os resultados evidenciaram que a maioria dos cursos são integralmente presenciais, noturnos e com 3349,5 horas em média. Ademais, quanto aos conhecimentos de conteúdos, destaca-se o desenvolvimento dos tópicos da Estatística Descritiva. Referentes aos conhecimentos pedagógicos, observa-se uma carência e nas universidades uma abordagem teórica, pautada na literacia, pensamento e raciocínio estatístico, enquanto nos institutos federais uma abordagem prática, ancoradas na BNCC. Assim, enfatiza-se a necessidade da formação do futuro professor de Matemática contemplar conhecimentos do conteúdo e ações pedagógicas que envolvem esta temática.
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