Transicionando a Matemática: Reflexões sobre travestilidade, transexualidade e Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Transexualidade, Travestilidade, Educação Matemática, Virada Sociopolítica

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, que busca refletir sobre os diversos contextos e vivências de corpos outros, que não os estabelecidos pela cis-heteronormatividade, na área de Educação Matemática, que estão inseridas/os/es em diferentes níveis/etapas de ensino, em instituições diversas, bem como toda a trajetória que foi construída por meio do movimento social organizado dessa população, para que pudessem adentrar e se estabelecer nos espaços educacionais. As reflexões trazidas nos dão entendimentos sobre os desafios e paradigmas enfrentados por essas pessoas, bem como as alternativas encontradas por elas para enfrentar as opressões vividas. Nesse texto apresentaremos alguns apontamentos iniciais sobre cada uma das partes elencadas, trazendo pesquisadoras/es/ies, em especial as/os trans e travestis, que reforçam a necessidade de ocupação de espaços onde a matemática é desenvolvida, por estes corpos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Pinto Souza, E., & Oliveira de Luna, J. M. . (2024). Transicionando a Matemática: Reflexões sobre travestilidade, transexualidade e Educação Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-9. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/524