O ensino de Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas, de São Leopoldo/RS: identificando fontes primárias de pesquisa

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Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Livros de Aritmética, Cadernos Escolares, Colégio São José de São Leopoldo, Protagonismo Feminino

Resumo

O artigo apresenta fontes primárias de pesquisa com vestígios sobre o ensino de Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no final do século XIX e na primeira metade do século XX. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, este estudo qualitativo e documental ampara-se em referenciais sobre manuais didáticos e cadernos escolares como fontes de pesquisa. Foram identificados sete livros de Aritmética, produzidos pelas Irmãs Franciscanas para o público feminino de seus Colégios, além de dois cadernos de contas, datados de 1905, e de uma ex-aluna do Colégio São José. Esses materiais possibilitam tecer um enredo sobre o ensino de Matemática no Colégio São José no período considerado.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 15 — História da Educação Matemática

Como Citar

Kuhn, M. C., & Britto, S. L. M. (2024). O ensino de Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas, de São Leopoldo/RS: identificando fontes primárias de pesquisa. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/528