FormAção-continuada de professores que ensinam Matemática associada ao conhecimento matemático: performances e práticas
Palavras-chave:
Formação, Conceito matemático, Volume e capacidade, Rede SociotécnicaResumo
Este artigo rastreia e descreve performances que modelam práticas associadas ao conhecimento matemático na formAção-continuada de professores que ensinam Matemática. Para tanto, seguiu-se os caminhos propostos pela Teoria Ator-Rede (TAR). Apoia-se na observação da prática mapeada em um curso de extensão promovido pelo Grupo Colaborativo em Matemática e Educação (GCMEduc), como procedimento de produção de dados. Toma-se a rede sociotécnica como “ferramenta metodológica” para analisar os elementos que criam suas associações. Tem-se como referência os princípios do agnosticismo, da simetria generalizada e da associação livre para a realização da análise dos dados. Os dados analisados colocaram em relevo três performances: (i) performance aliadas a análise conceitual; (ii) performance aliada a interatividade; (iii) performance aliada a negociação de significados. Os resultados indicam que as associações entre os participantes moldam a compreensão do conceito de volume e capacidade, evidenciando o papel da colaboração na construção do conhecimento matemático na formAção-continuada de professores.
Referências
Adler, J., & Davis, Z. (2011). Modelling teaching in mathematics teacher education and the constitution of mathematics for teaching. In T. Rowland & K. Ruthven (Eds.), Mathematical knowledge in teaching (pp. 139–160). Springer.
Almeida, D. G., & Santana, F. C. M. (2024). FormAção-Continuada de professores(as) que ensinam matemática: uma análise da rede sociotécnica agenciada por humanos e não humanos. Bolema, 38. https://www.scielo.br/j/bolema/a/5Wv3PSxqtYT5GCqZ6V4cfnz/?format=pdf&lang=pt
Bairral, M. A. (2017). As manipulações em tela compondo as dimensões corporificadas da cognição matemática. JIEEM, 10(2), 99-106.
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.
Borba, M. C., Neves, L. X., & Domingues, N. S. (2018). A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de matemática. Revista EM TEIA, 9(2), 1-24.
Camillis, P. K., Bussular, C. Z., & Antonello, C. S. (2016). A agência a partir da Teoria Ator-Rede: reflexões e contribuições para as pesquisas em administração. O&S, 23(76), 73-91.
Cavalcante, R. B. et al. (2017). A teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico em pesquisas em saúde e enfermagem. Texto Contexto Enferm., 26(4), 1-9.
Davis, B., & Renert, M. (2014). The math teachers know: Profound understanding of emergent mathematics. Routledge.
Diniz-Pereira, J. E. (2010). Formação continuada de professores. In D. Andrade Oliveira, A. C. Duarte & L. F. Vieira (Eds.), Dicionário de trabalho, profissão e condição docente (pp. 231-234). FaE/UFMG.
Fiorentini, D., & Crecci, V. M. (2017). Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, 25(1), 164-185.
Gatti, B. A., Barretto, E. S. S., André, M. E. D. A., & Almeida, P. C. A. (Eds.). (2019). Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Unesco.
Gonçalves, A. (2022). Tirinhas na aula de matemática. Brasil Escola. https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/tirinhas-na-aula-matematica.htm
Lacerda, F. K. D., & Branquinho, F. T. B. (2012). A relação sujeito-objeto na educação a distância. Mediação, 7(7), 1-14.
Latour, B. (2019). Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica (4th ed.). Editora 34.
Latour, B. (2012). Reagregando o social. EDUFBA.
Lemos, A. (2020). Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, 43, 54-66.
Lima, M. R. de. (2022). Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Críticas, 28. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43415
Luna, A. V. de A., & Barbosa, J. C. (2015). Modelagem matemática e os textos produzidos em um programa de formação continuada. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, 23(44), 347-376.
Ministério da Educação. (1996). Lei de diretrizes e bases da educação: Lei n.º 9.394/1996. Diário Oficial da União.
Ministério da Educação. (2014). Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.
Ministério da Educação. (2015). Resolução CNE/CP nº 02/2015.
Ministério da Educação. (2020). Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020.
Monteiro, S. D., Vignoli, R. G., & Almeida, C. C. (2020). O pós-humano como paradigma emergente na ciência da informação. Inf. & Soc. Est, 30(4), 1-28.
Nobre, J. C. A., & Pedro, R. M. L. R. (2010). Reflexões sobre possibilidades metodológicas da Teoria Ator-Rede. Cadernos UniFOA, 14(1), 47-56.
Salgado, T. B. P. (2018). Fundamentos pragmáticos da teoria Ator-Rede para análise de ações comunicacionais em redes sociais online [Tese de doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais.
Santana, F. C. M. (2021). FormAção-continuada em modelagem matemática na modalidade remota: associações entre humanos e não humanos. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/381391-formacaocontinuada-em-modelagem-matematica-na-modalidade-remota--associacoes-entre-humanos-e-naohumanos/
Santana, F. C. de M. (2023). FormAção-continuada em modelagem matemática na modalidade remota: a rede e o fenômeno da hibridização. Revista Eletrônica de Educação, 17. https://doi.org/10.14244/198271996251
Schneider, J., & Krajcik, J. (2002). Supporting Science Teacher Learning: The Role of Educative Curriculum Materials. Journal of Science Teacher Education, 13(3): 221-245, 2002.
Wanderley, R. A. J. (2019). Algumas contribuições do lesson study para a formação do professor de matemática em aulas que promovam a construção do conceito de volume (Dissertação de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.