Brincadeiras e Letramento Estatístico: Quais são as potencialidades do brincar quanto ao Letramento Estatístico?
Palavras-chave:
Brincadeira, Letramento Estatístico, Educação Matemática CriticaResumo
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo analisar, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, a potencialidade de brincadeiras promoverem o Letramento Estatístico. Para isso, como aporte teórico, se embasa no Letramento Estatístico, Educação Matemática Crítica, Cenários para Investigação e Brincadeiras. A pesquisa está caracterizada como qualitativa delimitada como investigação-ação. Os dados produzidos são apresentados e analisados através de uma adaptação de “Isolados”, por meio de episódio. Os resultados encontrados possibilitam afirmar as brincadeiras tem potencialidade de promoverem o Letramento Estatístico de forma lúdica. Também articula diversos aspectos importantes para uma Educação Matemática Crítica, com a promoção da materacia ao vivenciar os dados por meio do brincar.
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