Tarefas de aprendizagem profissional como um recurso à prática como componente curricular em uma disciplina de Álgebra

Autores

Palavras-chave:

Tarefas de Aprendizagem Profissional, Práticas como Componente Curricular, Oportunidades de Aprendizagem Profissional, Álgebra, Matemática Acadêmica

Resumo

Este trabalho visa compreender como a implementação de Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), como alternativa às Práticas como Componente Curricular (PCC), pode oportunizar a aprendizagem profissional aos licenciandos em uma disciplina de Álgebra. De natureza qualitativa, apresenta-se um recorte de uma pesquisa de intervenção com uso da Design-Based Research em que, a partir de modelos que envolvem o conhecimento da matemática acadêmica, analisa-se o caso de dois licenciandos. Ao se envolverem com uma TAP, eles refletiram, discutiram e exploraram a matemática, expondo suas dificuldades e compartilhando ideias para encontrar justificativas para ensinar. Conclui-se que as TAP podem ser um recurso a ser utilizado por formadores ao enfatizarem a PCC em disciplinas de Álgebra, oportunizando a aprendizagem profissional.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Jardim, V. B. F. ., Aguiar, M., & Luchetta, V. O. J. (2024). Tarefas de aprendizagem profissional como um recurso à prática como componente curricular em uma disciplina de Álgebra. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/531