História de vida e sonhos de uma estudante periférica: da sobrevivência à alteridade

Autores

Palavras-chave:

Sonhos, Alteridade, História de vida, Adolescentes, Educação Matemática

Resumo

Esse texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado concluída, que investigava os sonhos de adolescentes em desvantagem social e os espaços para sonhar na escola e nas aulas de matemática, tendo como inspirações metodológicas a história de vida e história oral. Particularmente nesse trabalho, apresentamos uma das entrevistas realizadas, e a partir da apresentação dos conceitos de sonho, situações-limite, transcendência e alteridade, realizamos interlocuções entre a história e sonhos da estudante e os referenciais teóricos. Por fim, evidenciamos como os sonhos são o combustível de transformação de vida para jovens periféricos e a importância de contar as histórias desses jovens.

Referências

Dane (Departamento Administrativo Nacional de Estadística). (2020). Estratificación socioeconómica para servicios públicos domiciliarios. Colômbia, 2015. Disponível em: https://www.dane.gov.co/index.php/servicios-al-ciudadano/servicios-informacion/estratificacion-socioeconomica. Acesso em: 05 jul.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1982). Educação: o sonho possível. In: Brandão, C. R. at al. O Educador: vida e morte. Rio de janeiro, RJ: Edições Graal.

Freire, P. (2004). Pedagogia da tolerância. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8º. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Record.

Lévinas, E. (1980). Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70.

Rawls, J. (2003). Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo, SP: Martins Fontes.

Rhoden, C. (2017). Nunca me sonharam. Direção: Cacau Rhoden. Maria Farinha Filmes. Disponível em: < https://archive.org/details/NuncaMeSonharam>. Acesso em: 19 out 2021.

Santos, S. M. dos; Araújo, O. R. de. (2007). História oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação, n. 6, jan./dez.

Silva, G. H. G. da. (2016). Equidade e educação matemática. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, 18(1), 397-420.

Soares, D. A. (2022). Sonhos de adolescentes em desvantagem social: vida, escola e educação matemática. Tese (doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Soares, D. A. (2023). Espaços para sonhos nas aulas de matemática: problematizações e possibilidades. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 162-189.

Soares, D. A. (2024). Como nascem os sonhos de jovens em desvantagem social? Bolema, Rio Claro (SP). Em fase de pré-publicação.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Soares, D. A. . (2024). História de vida e sonhos de uma estudante periférica: da sobrevivência à alteridade. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/532