Discussões Luso-Brasileiras com o Tampimática: Implementação de um curso universitário inclusivo envolvendo estudantes com deficiência intelectual do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM)
Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Deficiência Intelectual, Sistema Monetário, Pensamento AritméticoResumo
Este texto apresenta discussões sobre a implementação de um curso universitário inclusivo envolvendo estudantes com deficiência intelectual do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) da Universidade de Aveiro - Portugal. Foi adotada a metodologia de cunho qualitativo, com um estudo de caso, seguindo os critérios do paradigma exploratório. O estudo envolveu seis estudantes, o professor de matemática desenvolvedor do Tampimática, a coordenadora/tutora e a diretora do curso. Ao conversar com os participantes foi proposto a realização de tarefas matemáticas que pudessem ampliar o pensamento matemático envolvendo o sistema monetário. Os resultados apontaram para o aperfeiçoamento da autonomia desses estudantes nas transações com dinheiro por meio do desenvolvimento do pensamento aritmético associado ao Tampimática.
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