O desenvolvimento da criticidade e da cidadania em Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) numa escola estadual na Amazônia Marajoara

Autores

Palavras-chave:

Projeto de Aprendizagem Estatístico, Letramento Estatístico, Criticidade e Cidadania, Ensino Médio, Teoria da Atividade

Resumo

Este artigo é um recorte de uma investigação de doutorado em andamento que visou analisar os discursos dos estudantes de 3º ano do Ensino Médio em um Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) para o desenvolvimento da criticidade e cidadania em uma escola estadual na Amazônia Marajoara - PA. A pesquisa se ancorou nos pressupostos da Teoria da Atividade e na perspectiva do Letramento Estatístico com natureza qualitativa e caracteriza-se como um estudo de caso. Os resultados demonstraram o engajamento dos estudantes no Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE). Nesse processo, eles tiveram a oportunidade de aprender e ensinar, compartilhar suas experiências e construir conhecimentos a partir de seus grupos de pesquisa, empoderando-se como pesquisadores, sendo protagonistas, valorizando suas opiniões das pesquisas. O desenvolvimento da capacidade discursiva dos alunos contribuiu para a expansão de seu pensamento crítico.

Biografia do Autor

  • Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Universidade Federal de Rio Grande

     

Referências

Batanero, C. & Díaz, C. (2011). Estadística con proyectos. Granada, Espanha: Universidad de Granada.

Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre, RS: Penso.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF.

Campos, C. R.; Wodewotzki, M. L. & Jacobini, O. R. (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Cazorla, I. M.; Silva Júnior, A. V. & Santana, E. R. S. (2018). Reflexões sobre o ensino de variáveis conceituais na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 9(2), 354-373.

Cazorla, I.; Magina, S.; Gitirana, V. & Guimarães, G. (2017). Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília, DF: SBEM.

Costa, E. M.; Lima, N. L. & Hage, S. (2023). (Orgs.). Juventudes marajoaras em movimento na defesa da vida, do bem viver, do território e da diversidade. Breves, PA: CUMB-UFPA.

DSC 1. (2024). Discurso do Sujeito Coletivo [Dados da pesquisa] - Grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro. Gravação de áudio e transcrição. (Não publicado).

DSC 2. (2024). Discurso do Sujeito Coletivo [Dados da pesquisa] - Grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro. Gravação de áudio e transcrição. (Não publicado).

DSC 3. (2024). Discurso do Sujeito Coletivo [Dados da pesquisa] - Grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro. Gravação de áudio e transcrição. (Não publicado).

Fagundes, L.; Sato, L., & Laurino-Maçada, D. (1999). Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Brasília, DF: Secretaria da Educação a Distância/Ministério da Educação.

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In J. M. Contreras; M. M. Gea & M. M. López-Martín (Orgs.). Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15). Granada, Espanha.

Giordano, C. C. & Kian, F. A. (2020). O letramento estatístico e os novos desafios para os professores do ensino médio, em tempos de COVID-19. In: A. P. de Oliveira Junior & F. A. Kian (Orgs.). COVID-19: Aspectos multidisciplinares – Educação (v. 1, pp. 263-278). Embu das Artes, SP: Alexa Cultural.

Giordano, C. C.; Araújo, J. R. A.; Queiroz, C., & Coutinho, S. (2019). Educação estatística e a Base Nacional Comum Curricular: o incentivo aos projetos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14, 1-20.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Perfil de qualidade de vida dos sujeitos que vivem nos municípios Marajoara. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/portel.html

Lefèvre, F. & Lefèvre, A. M. C. (2005). O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul, RS: Educs.

Lefèvre, F. (2017). Discurso do sujeito coletivo: Nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. Rio de Janeiro, RJ: Andreoli.

Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Leontiev, A. N. (1981). The problem of activity in psychology. In: J. V. Wertsch (Ed.). The concept of activity in Soviet psychology: An introduction (pp. 37-71). New York: M.E. Sharpe, Inc.

Leontiev, A. N. (1983). Actividad, conciencia e personalidad. Havana, Cuba: Pueblo y Educación.

Lüdke, M. & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Pedagógica e Universitária.

Palheta, H. B. B. (2021). Um experimento didático no ensino de biologia a partir de um olhar sobre gravidez na adolescência em comunidades ribeirinhas no Marajó - PA. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará. Belém, PA.

Pereira, F. A. (2024). A Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. 2024 300 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS.

Porciúncula, M. (2022). Letramento Multimídia Estatístico - LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba, PR: Appris.

Porciúncula, M.; Schreiber, K. P. & Giordano, C. (2022). (Orgs.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Taubaté, SP: Akademy.

Prestes, Z. R. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil e repercussões no campo educacional. 2010. 295f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Samá, S. P. & Fonseca, L. (2019). Projetos de aprendizagem sob as lentes da neurociência cognitiva: Possibilidade para a construção de conceitos estatísticos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14 (n. esp.), 1-16.

Scarton, E. S. & Schimiguel, J. (2020). Teoria da atividade e o ensino de matemática: Aprendizado de equações do 1º grau utilizando o aplicativo GeoGebra. Revista Ubiquidade, 3(2), 62-75.

Seduc PA. Secretaria de Estado de Educação do Pará. (2018). Projeto Político Pedagógico (PPP): 13ª Unidade Regional de Educação - Colégio Estadual de Ensino Médio Deputado Nicias Ribeiro. Portel, PA.

Silva, O. S. (2019). Política de valorização do magistério da educação básica na região do Marajó: Uma análise da carreira docente em Portel – PA. 2019. 235f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica). Universidade Federal do Pará. Belém, PA.

Trainotti, A. & de Fraga Sant'Ana, M. (2019). Estatística no Ensino Médio: currículo e ensino no município de Rio do Sul–SC. Educação Matemática em Revista - RS, 1(20). 21-29.

Umpierre, A. B. (2022). Teoria da Atividade com fundamento do desenvolvimento da formação docente na prática do ensino de Física. 2022. 201f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS.

Wild, C. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 67(3), 223-265.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos (4. ed.). Porto Alegre, RS: Bookman.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Palheta, H. B. B., Silva, M. P. M. da, & Giordano, C. C. . (2024). O desenvolvimento da criticidade e da cidadania em Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) numa escola estadual na Amazônia Marajoara. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/537