O plano de aula como uma ação orientadora da organização do ensino: contribuição para a formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Organização do ensino de matemática, Planejamento, Espaço Formativo Compartilhado, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Esta escrita apresenta um recorte da pesquisa de doutorado, pautada na Teoria Histórico-Cultural. A temática desenvolve-se a partir do objetivo: discutir como a elaboração de um plano de aula constitui-se como uma ação orientadora da organização do ensino no âmbito de um espaço formativo compartilhado. A apreensão e análise da realidade empírica advém dos encontros formativos, através de um Curso de Extensão, revelam a essência do fenômeno estudado e deram origem as ações orientadoras. A ação elaborar o plano de aula, constitui-se orientadora da organização do ensino, pois apresenta-se como uma unidade de articulação entre teoria e prática; a constante preocupação das participantes neste processo são indicadores dos sentidos atribuídos relacionados ao significado social da atividade de ensino do professor.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Fogliatto Kronbauer, C., & Roesler Luersen Vieira Lopes, A. (2024). O plano de aula como uma ação orientadora da organização do ensino: contribuição para a formação de professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/538