O Tipiti de Colonialidades do Ensino de Matemática em Escolas Ribeirinhas Amazônicas
Palavras-chave:
Decolonialidade, Profissionalização docente, Comunidades ribeirinhas, Ensino de MatemáticaResumo
Os resultados comunicados neste artigo são parte de uma pesquisa de doutoramento, alicerçada teoricamente no pensamento decolonial. Nosso objetivo é analisar a manifestação do Tipiti de Colonialidades, conceito que emergiu em nossa pesquisa de doutoramento, no contexto do ensino e da profissão docente de matemática em escolas da rede pública municipal de educação de Manaus localizadas em comunidades ribeirinhas. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se qualitativa, assumindo o desenho narrativo. Constatamos, a partir das narrativas dos participantes da pesquisa, a existência de práticas na rede municipal de educação de Manaus que distanciam os alunos de seus territórios, visto que os professores são cobrados a executarem listas de conteúdos universalizadas, que pressupõem a neutralidade do ensino de matemática.
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