Relação ao Saber e Narrativas Autorreflexivas Actanciais: aspectos da subjetividade na constituição de uma pesquisadora em Didática da Matemática

Autores

Palavras-chave:

Relação ao Saber, Narrativas Autorreflexivas Actanciais, Memorial, Didática da Matemática

Resumo

Esse artigo contempla um Memorial para Professora Titular, considerando o referencial teórico da Relação ao Saber (Rapport au Savoir) na Psicanálise, Sociologia e Antropologia do Saber. O Memorial configurou-se como um ensaio teórico, constituído pela produção das Narrativas Autorreflexivas Actanciais (NAA) – ferramenta metodológica e analítica - produzidas pela própria professora, articuladas com o campo teórico. Tais narrativas foram construídas a partir de atos em que é possível identificar funções e papéis do sujeito e de personagens em seu entorno. Os resultados apontaram que a constituição profissional está vinculada à subjetividade do indivíduo, considerando, inclusive, aspectos inconscientes, não acessados facilmente, bem como à subordinação do sujeito às instituições das quais ele faz parte e relação com outros sujeitos dessas instituições.    

 

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Lima, A. P. de A. B., Borba, V. M. de L., & Cavalcanti, J. D. B. . (2024). Relação ao Saber e Narrativas Autorreflexivas Actanciais: aspectos da subjetividade na constituição de uma pesquisadora em Didática da Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/547