“Oito cervejas, três filés de carnes e pronto!” “Tem que beber tudo, né?” “Bebida não é pra sempre?”: práticas de numeramento envolvendo bebidas alcóolicas protagonizadas por pessoas jovens, adultas e idosas
Palavras-chave:
Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas, Práticas de Numeramento, Bebidas alcóolicas, Análise Social do DiscursoResumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir como as práticas de numeramento protagonizadas em espaços escolares e não escolares por pessoas surdas, jovens e adultas no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, são atravessadas por valores e intenções pragmáticas. Fundamentado na Análise Social do Discurso, o estudo analisa três eventos de numeramento protagonizados por sujeitos que não são crianças, que foram excluídos da escola por diversos fatores e que participam de determinados grupos culturais. Os resultados indicam que, ao pensar pedagogicamente no ensino de Matemática, as práticas docentes não podem se abster de considerar as práticas numeramento como práticas discursivas situadas no contexto sociocultural dos sujeitos, sendo estas permeadas por tradições, crenças, preconceitos e relações de poder.
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