Condicionantes precedentes à construção de modelos matemáticos: uma análise no contexto educacional
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Matemática, Licenciatura em MatemáticaResumo
Neste trabalho temos como objetivo realizar uma análise específica de quais são as condicionantes que precedem à construção do modelo matemático e o processo de sua construção. Para isso, foi utilizado um banco de dados provenientes de uma pesquisa realizada com licenciandos de um curso de Licenciatura em Matemática. O estudo está ancorado em referencial teórico de Burak e Aragão (2012) e Biembengut (2016). A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A partir da análise dos dados identificou-se duas condicionantes precedentes à construção do modelo: a apropriação do contexto e a análise e compreensão dos dados do contexto.
Referências
Almeida, L. M. W.; Silva, K. A. P. & Brito, D. S. (2022). Interface Didática entre Modelagem Matemática e Semiótica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 777-800.
Aymerich, À. & Albarracín, L. (2022). Modelización matemática en actividades estadísticas: Episodios clave para la generación de modelos. Uniciencia, 36(1), 1-18.
Biembengut, M. S. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. (1. ed.). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Borssoi, A. H.; Silva, K. A. P. & Ferruzzi, E. C., C. (2021). Modelagem Matemática e Educação STEM no Ensino Superior. In: Anais do 8º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2090-2102). Uberlândia, MG (Online).
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, DF.
Burak, D. & Aragão, R. M. R. de. (2012). A modelagem matemática e as relações com a aprendizagem significativa. (1. ed.). Curitiba, PR: CRV Ltda.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo, SP: Atlas S. A.
Jolandek, E. G. & Kato, L. A. (2021). Favorecimento do Letramento Matemático por meio da Modelagem Matemática: percepções de licenciandos de Matemática. In: Anais do 8º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2059-2074). Uberlândia, MG (Online).
Moraes, R. & Galiazzi, M. C. (2016). Análise Textual Discursiva. (3. ed.). Ijuí, RS: Unijuí.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.