Educação Matemática Inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva interseccional
Palavras-chave:
Estudantes Imigrantes, Interseccionalidade, Educação Matemática InclusivaResumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, conecta conceitos fundamentais para uma educação matemática inclusiva, com ênfase nos estudantes imigrantes. Ao reconhecer a diversidade estudantil como elemento essencial para a inclusão, fundamenta-se na teoria da interseccionalidade para desafiar e expandir o conceito de inclusão na educação matemática. Estes elementos teóricos são cruciais para a criação de ambientes educacionais inclusivos que promovam a cooperação e combatam práticas opressoras e excludentes. Por meio de entrevistas, relatos de uma imigrante e de um professor de matemática foram produzidos e ilustram a exclusão enfrentada por estudantes imigrantes, sublinhando a necessidade de ampliar as discussões sobre inclusão na educação matemática. As análises fornecem estratégias fundamentais para promover a criação de espaço seguro e acolhedor para todos os estudantes.
Referências
Baber, S. (2007). Interplay of Citizenship, Education and Mathematics: Formation of Foregrounds of Pakistani Immigrants in Denmark [Ph.D. thesis]. Aalborg University, Department of Education, Learning and Philosophy.
Barros, D. D. (2017). Formação inicial de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva: contribuições da disciplina de Libras [Dissertação de mestrado, São Paulo State University (Unesp), Rio Claro/SP].
Bogdan, R., & Biklen, S. (1982). Qualitative research for education: An introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon Inc.
Bullock, E. (2018). Intersectional analysis in critical mathematics education research: A response to figure hiding. Review of Research in Education, 42(1), 122-145.
Carrijo, M. (2021). Educação matemática inclusiva no contexto das imigrações internacionais. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021. Anais. https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/.
Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/viiisipemvs2021/. Chizzotti, A. (2014). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais (6ª ed.). Petrópolis: Vozes.
Collins, P. H., & Bilge, S. (2016). Intersectionality. Cambridge: Polity Press.
Crenshaw, K. (1989). Demarginalizing the intersection of race and sex: A black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum. Fonte: http://chicagounbound.uchicago.edu/uclf/vol1989/iss1/8
Crenshaw, K. (1991). Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review, 43(6), 1241-1299. https://doi.org/10.2307/1229039
Crotty, M. (1998). The foundations of social research: meaning and perspective in the research process. London: Sage Publications.
Denzin, N. (2015). What Is Critical Qualitative Inquiry? Em G. Cannella, M. Pérez, & P. Pasque (Eds.), Critical qualitative inquiry: foundations and futures (pp. 31-50). Left Coast Press. https://doi.org/10.4324/9781315431178-7
Figueiras, L., Healy, L., & Skovsmose, O. (2016). Difference, inclusion, and mathematics education: Launching a research agenda. International Journal for Studies in Mathematics Education, 9(3), 15-35. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n3p15-35
Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais (8ª ed., Vol. 39). Rio de Janeiro: Record.
Healy, L., & Powell, A. B. (2012). Understanding and overcoming “disadvantage” in learning mathematics. In Third international handbook of mathematics education (pp. 69-100). New York, NY: Springer New York.
Kollosche, D., Marcone, R., Knigge, M., & Penteado, M. G. (Eds.). (2019). Inclusive mathematics education: State-of-the-art research from Brazil and Germany. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0
Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ.
Lima, P. (2022). Imaginação pedagógica e educação inclusiva: Possibilidades para a formação de professores de matemática [Doctoral Thesis, São Paulo State University (Unesp), Rio Claro/SP].
Martin, D. B. (2019). Equity, inclusion, and antiblackness in mathematics education. Race Ethnicity and Education, 22(4), 459-478. https://doi.org/10.1080/13613324.2019.1592833
Oliveira, L. (2019). Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo [Doctoral Dissertation, Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Postgraduate Program in Education, São Paulo].
ONU. (1995). World Declaration of Principles on Tolerance. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/Issues/Education/Training/Compilation/Pages/13.DeclarationofPrinciplesonTolerance(1995).aspx. Acesso em: 01 out. 2023.
Skovsmose, O. (2019). Inclusions, Meetings and Landscapes. Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, & M. Penteado (Eds.), Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 71-84). Cham: Springer.
Skovsmose, O. (2023). Critical Mathematics Education. Springer.
Valoyes-Chávez, L., Montecino, A., & Guzmán, P. (2021). Global mobility and processes of racialisation: the case of immigrant adults in mathematics education. Research in Mathematics Education, 23(3), 248-261. https://doi.org/10.1080/14794802.2021.1993979
Vieira, L. B., & Moreira, G. E. (2020). O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político. Dialogia, 34, 185-199.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.