Aproximações entre o Contrato Didático e a Relação ao Saber no ensino de Matemática: um estudo a partir de uma Tipologia
Palavras-chave:
Relação ao Saber, Contrato Didático, Tipologia, Professores de MatemáticaResumo
Esse estudo apresenta alguns resultados de uma Tese de Doutorado que propôs uma Tipologia do Contrato Didático, considerando a Relação ao Saber e a dimensão subjetiva e inconsciente da docência em Matemática. Foi considerada uma pesquisa desenvolvida por Jacques Nimier, relativa às atitudes e modos de Relação ao Saber do professor de Matemática, além de estudos de Blanchard-Laville acerca das relações entre prazer e sofrimento vivenciadas pelos professores na sala de aula, com base nesses estudos, considerou os elementos implícitos e subjetivos do Contrato Didático, propôs uma tipologia com quatro tipos de contrato possíveis de serem identificados na sala de aula de Matemática. O estudo clínico foi realizado em três etapas: entrevista, construção de um memorial e filmagem de três aulas.
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