Aproximações entre o Contrato Didático e a Relação ao Saber no ensino de Matemática: um estudo a partir de uma Tipologia

Autores

Palavras-chave:

Relação ao Saber, Contrato Didático, Tipologia, Professores de Matemática

Resumo

Esse estudo apresenta alguns resultados de uma Tese de Doutorado que propôs uma Tipologia do Contrato Didático, considerando a Relação ao Saber e a dimensão subjetiva e inconsciente da docência em Matemática. Foi considerada uma pesquisa desenvolvida por Jacques Nimier, relativa às atitudes e modos de Relação ao Saber do professor de Matemática, além de estudos de Blanchard-Laville acerca das relações entre prazer e sofrimento vivenciadas pelos professores na sala de aula, com base nesses estudos, considerou os elementos implícitos e subjetivos do Contrato Didático, propôs uma tipologia com quatro tipos de contrato possíveis de serem identificados na sala de aula de Matemática. O estudo clínico foi realizado em três etapas: entrevista, construção de um memorial e filmagem de três aulas.

 

Referências

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1970). A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Borba, V. M. L. (2018). A sala de aula como espaço psíquico: Articulações entre a didática, a psicanálise e a relação ao saber na proposição de uma tipologia de contrato didático (Tese de doutorado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Recife, PE.

Brousseau, G. (1984). Le rôle central du contrat didactique dans l'analyse et la construction des situations d'enseignement et d'apprentissage des mathématiques.

Brousseau, G. (1988). Le contrat didactique: Le milieu. Recherche en Didactique des Mathématiques, 9.

Brousseau, G. (1996). Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In J. Brun (Org.), Didáctica das matemáticas (pp. 35-113). Lisboa: Instituto Piaget.

Cavalcanti, J. D. B. (2015). A noção de relação ao saber: História e epistemologia, panorama do contexto francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira (Tese de doutorado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Recife, PE.

Chevallard, Y. (1996). Conceitos fundamentais da didática: As perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In J. Brun (Org.), Didáctica das matemáticas (pp. 115-153). Lisboa: Instituto Piaget.

Lima Borba, V. M., Brito Lima, A. P., & Cavalcanti, J. D. B. (2024). Tipologia do contrato didático: Um estudo teórico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 38, 1-24.

Nimier, J. (1987). L'enseignant et la représentation de sa discipline. Recherche & Formation, 1(1), 51-61.

Nimier, J. (1988). Les modes de rélations aux mathématiques. Paris: Méridiens-Klincksieck.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Borba, V. M. de L., Lima, A. P. de A. B., & Cavalcanti, J. D. B. (2024). Aproximações entre o Contrato Didático e a Relação ao Saber no ensino de Matemática: um estudo a partir de uma Tipologia. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/557