Antinegritude e Educação Matemática Inclusiva: refletindo sobre situações-limites e inéditos viáveis

Autores

Palavras-chave:

Encontro Entre Diferenças, Interseccionalidade, Antinegritude, Educação Matemática e Inclusão, Educação Matemática Crítica

Resumo

O presente artigo, do tipo ensaio teórico, problematiza a inserção de questões étnico-raciais nas pesquisas em Educação Matemática Inclusiva, por meio de uma análise crítica das estruturas sociais que perpetuam a antinegritude. Examina como essas dinâmicas afetam o ensino e a aprendizagem de matemática de estudantes negros. Utilizando as noções de situações-limite e inéditos viáveis, o texto se fundamenta em produções da área para identificar teorias e práticas que relacionem a aprendizagem de estudantes negros aos princípios da Educação Matemática em uma perspectiva inclusiva. Dessa forma, denuncia obstáculos que têm dificultado a presença de questões étnico-raciais e propõe as noções de encontro entre diferenças e interseccionalidade como inéditos viáveis para a pesquisa, oferecendo novas possibilidades para desafiar a antinegritude que permeia esse cenário.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Moura, A. Q., & Carrijo, M. . (2024). Antinegritude e Educação Matemática Inclusiva: refletindo sobre situações-limites e inéditos viáveis. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/558