Uma análise do saber triângulo e sua trajetória através da Transposição Didática

Autores

Palavras-chave:

Transposição Didática, Triângulo, Livro Didático, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a evolução do saber triângulo, do saber sábio ao saber escolar, tendo como suporte a Transposição Didática - TD, bem como o ensino de triângulo em diferentes instituições a partir da academia, documento curricular e livro didático. Nossa metodologia apresenta uma abordagem qualitativa com caráter de análise documental e natureza descritiva. O estudo foi realizado em três etapas de acordo com os três tipos de saberes distinguidos pela TD. Os resultados apontam para a distância do saber triângulo da academia até o contexto escolar sob o olhar do livro didático, as concepções levadas em consideração pela influência da noosfera, principalmente em relação ao saber triângulo, e as transformações em relação ao saber.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Gomes, H. G. de L., Luz, G. K. de B., & Santos, M. R. dos. (2024). Uma análise do saber triângulo e sua trajetória através da Transposição Didática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/559