Ansiedade Matemática e Cartoons Digitais: uma investigação com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tempestade de Ideias, Tecnologias Digitais, Ansiedade, Sentimentos

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com o objetivo de investigar expressões de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre ansiedade matemática, a partir da produção de cartoons digitais. Foram realizadas tempestades de ideias e aplicação da Escala de Ansiedade Matemática em duas escolas de Campo Grande (MS). A partir de uma primeira análise desses dados, os estudantes foram convidados a produzirem cartoons digitais relacionados à matemática. Os resultados indicam uma imagem desfavorável da matemática entre os alunos e riscos mais altos para ansiedade matemática em séries avançadas. Ademais, a pesquisa destaca a importância de criar espaços de escuta ativa e apoio da comunidade escolar.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Mourad, A. A. A., & Chiari, A. S. de S. (2024). Ansiedade Matemática e Cartoons Digitais: uma investigação com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/560