O ensino da matemática na transição do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico em um agrupamento de escolas em Portugal
Palavras-chave:
Transição Educativa, Agrupamento de Escolas, Educação Matemática, Educação BásicaResumo
Este estudo tem como objetivo compreender como estratégias para mitigar os impactos da transição do 1º para o 2º ciclo, adotadas pelo Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (Braga, Portugal), influenciam o ensino de matemática. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de entrevistas com professores do 1º e 2º ciclos e de análise de documentos normativos. Os resultados revelam que as estratégias adotas pelo Agrupamento não apenas mitigam os impactos da transição educativa, mas também favorecem a continuidade da aprendizagem de matemática. O contato entre os professores dos dois ciclos facilita o compartilhamento de experiências, informações e metodologias de ensino de matemática, evita mudanças bruscas na metodologia de ensino e favorece a adoção da perspectiva da sequencialidade progressiva.
Referências
Abrantes, P. (2008). Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino (Tese de doutorado). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Departamento de Sociologia, Lisboa.
Agrupamento de Escolas Francisco Sanches. (2019). Plano Anual de Atividades. Braga, Portugal. Disponível em https://aefranciscosanches.pt/. Acesso em 21 jan. 2024.
Agrupamento de Escolas Francisco Sanches. (2023). Regulamento Interno. Braga, Portugal. Disponível em https://aefranciscosanches.pt/wp-content/uploads/2024/01/reg_interno_2022_2026_final.pdf. Acesso em 21 jan. 2024.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (3a reimp.). São Paulo: Edições 70.
Bisol, C. A. (2012). Estratégias de pesquisa em contextos de diversidade cultural: Entrevistas de listagem livre, entrevistas com informantes-chave e grupos focais. Estudos de Psicologia, 29(1), 719-726.
D’Ambrosio, U. (2020). Prefácio. In M. C. Borba & J. L. Araújo (Orgs.), Pesquisa qualitativa em educação matemática (pp. 11-22). Belo Horizonte: Autêntica.
D’Ambrosio, U. (2012). Educação matemática: Da teoria à prática (23a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Dionizio, F. A. Q., Camargo, J. A., & Silva, S. C. R. (2014). A aprendizagem da matemática na transição dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Espacios, 35(12).
Ferreira, F. I. (2006). Modos de governação da educação: Políticas, atores e conexões. Administração Educacional, 6, 18-27.
Formosinho, J. (2016). Transitando entre duas culturas institucionais: Da educação de infância à educação primária. In J. Formosinho, G. Monge, & J. O. Oliveira-Formosinho (Orgs.), Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica (pp. 107-118). Porto: Porto Editora.
Freire, P. (1979). Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes.
Furtado, K. C. C. (2018). Professoras que ensinam matemática na transição do 5° para o 6° ano do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II: Discursos e práticas (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Goldenberg, M. (2002). A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Editora Record.
Harris, J., & Nowland, R. (2020). Primary-secondary school transition: Impacts and opportunities for adjustment. Journal of Education and Social Sciences, 8(2), 55-69.
Lima, L. C. (2004). O agrupamento de escolas como novo escalão da administração desconcentrada. Revista Portuguesa de Educação, 17(2), 7-47.
Monge, G., & Formosinho, J. (2016). A voz dos profissionais. In J. Formosinho, G. Monge, & J. O. Oliveira-Formosinho (Orgs.), Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica (pp. 173-196). Porto: Porto Editora.
Nacarato, A. M. (2013). O professor que ensina matemática: Desafios e possibilidades no atual contexto. Espaço Pedagógico, 20(1), 11-32.
Oliveira, K. R. (2021). A formação inicial de professores que ensinam matemática no ensino fundamental: Desafios e possibilidades da atuação de licenciados em pedagogia e matemática (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
Oliveira-Formosinho, J., Formosinho, J., & Monge, G. (2016). Algumas lições aprendidas. In J. Formosinho, G. Monge, & J. O. Oliveira-Formosinho (Orgs.), Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica (pp. 197-204). Porto: Porto Editora.
Paula, A. P., et al. (2018). Transição do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: Processo educacional de reflexão e debate. Revista Ensaios Pedagógicos, 8(1), 33-52.
Portugal. Decreto-Lei nº 115-A, de 4 de maio de 1998. Estabelece o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. Diário da República, Lisboa, n. 102, I Série – A, de 4 de maio de 1998.
Silva, T. H. I., & Ribeiro, A. J. (2014). O sinal de igualdade e seus diferentes significados: Buscando rupturas na transição entre os ensinos fundamental I e II. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 5(2), 75-90.
Spernes, K. (2022). The transition between primary and secondary school: A thematic review emphasising social and emotional issues. Research Papers in Education, 37(3), 303-320.
Tomaz, V. S., & David, M. M. M. S. (2021). Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.