Pensando com Teoria: Explorando Metáforas para Descrever a Matemática na Educação Profissional
Palavras-chave:
Educação Profissional, Currículos de matemática, MetáforasResumo
Este estudo explora as metáforas ferramenta, objeto, prática social e rotina para descrever a matemática no contexto da Educação Técnica e Profissional (CTE), especificamente em um curso de mecatrônica. O objetivo é caracterizar o papel da matemática em diferentes momentos e contextos, investigando como essas metáforas influenciam o ensino e a aprendizagem. A metodologia incluiu observações de aulas, entrevistas com professores e análise de planos de aula, utilizando o modelo pedagógico Math-in-CTE. A fundamentação teórica baseia-se na dialética entre as metáforas de ferramenta e objeto, conforme Douady. Os resultados indicam que todas as metáforas são essenciais e complementares, e a aprendizagem matemática emerge justamente na dialética entre essas diferentes abordagens.
Referências
Bakker, A. (2014). Characterising and developing vocational mathematical knowledge. Educational Studies in Mathematics, 86(2), 151-156.
Bessot, A. (2002). Visibility of mathematical objects present in professional practice. In A. Bessot & J. Ridgway (Eds.), Education for Mathematics in the Workplace (pp. 225-238). Dordrecht: Springer Netherlands.
California Department of Education & California Community Colleges. (2008). 2008-2012 California State Plan for Career Technical Education: A bridge to the future.
Confrey, J., & Costa, S. (1996). A critique of the selection of “Mathematical objects” as a central metaphor for advanced mathematical thinking. International Journal of Computers for Mathematical Learning, 1(2), 139-168.
Conley, D. T. (2012). A complete definition of College and Career Readiness. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED537876.pdf
Conley, D. T. (2015). The emergence and operationalization of college and career readiness. In: 40th Annual Meeting of the Association for the Study of Higher Education: inequality & higher education (pp 1-20). Denver, CO, USA.
Dias, A. L. B., Gonçalves, H. J. L., & Peralta, D. A. The role of mathematics in vocational education curricula: a comparative study. In: Memorias de la XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática, Volumen 13: nuevos enfoques y relación con otras áreas (pp. 234-242). Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México.
Douady, R. (1991). Tool, object, setting, window: elements for analysing and constructing didactical situations in mathematics. In Mathematical knowledge: Its growth through teaching (pp. 107-130): Springer.
Dubinsky, E., & McDonald, M. A. (2001). APOS: A constructivist theory of learning in undergraduate mathematics education research. In The teaching and learning of mathematics at university level (pp. 275-282). Dordrecht: Springer Netherlands.
FitzSimons, G. (2014). Commentary on vocational mathematics education: where mathematics education confronts the realities of people's work. Educational Studies in Mathematics, 86(2), 291-305.
Gonçalves, H. J. L., Dias, A. L. B., & Peralta, D. A. (2018). Estudo comparativo sobre o ensino de matemática em currículos de educação profissional técnica: Brasil e Estados Unidos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 32, 31-56.
Gonçalves, H. J. L., Dias, A. L. B., & Peralta, D. A. (2019). O ensino de matemática na educação profissional técnica: uma análise curricular. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 28(54), 155-172.
Hadden, R. W. (1994). On the shoulders of merchants: Exchange and the mathematical conception of nature in early modern Europe. New York, NY: SUNY Press.
Håstad, M. (1968). Mathematics and engineers. Educational Studies in Mathematics, 1(1-2), 93-97.
Meeder, H., & Suddreth, T. (2012). Common Core State Standards & Career and Technical Education: bridging the divide between college and career readiness. Achieve, Inc.
National Governors Association Center for Best Practices & Council of Chief State School Officers. (2010). Common Core State Standards for Mathematics. http://www.corestandards.org.
Pozzi, S., Noss, R., & Hoyles, C. (1998). Tools in practice, mathematics in use. Educational Studies in Mathematics, 36(2), 105-122.
Swetz, F. J. (1987). Capitalism and arithmetic: The new math of the 15th century- including the full text of the Treviso Arithmetic of 1478. La Salle, IL: Open Court.
Vilela, D. S. (2009). Práticas matemáticas: contribuições sóciofilosóficas para a Educação Matemática. Zetetiké, 17(31), 191-212.
Vilela, D. S. (2012). Matemática como prática social: discussão pela teoria pragmatista In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – SIPEM (pp. 1-20). Petrópolis, RJ.
Vilela, D. S. (2013). Aspectos da Filosofia Pragmatista no âmbito das Práticas Matemáticas. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 15(3), 507-523.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.