Apropriação do Ensino Exploratório por uma professora de Matemática da rede pública do Distrito Federal em contexto de Formação Continuada
Palavras-chave:
Formação Continuada, Ensino Exploratório, Educação Básica PúblicaResumo
Este artigo apresenta uma investigação que tem como foco o Ensino Exploratório (EE), desenvolvida em duas disciplinas junto a professores de Matemática em formação continuada, no contexto de um mestrado profissional em Matemática em uma universidade pública, tendo como objetivo compreender a apropriação do EE por uma professora da educação básica que integrou as disciplinas, experienciando em contexto de prática docente. O estudo enquadra-se na perspectiva qualitativo-interpretativa, sendo os dados constituídos de falas, tarefas matemáticas, planejamento e desenvolvimento de aulas. Os resultados evidenciam que o EE é uma prática complexa que exige muito do professor que a desenvolve; que é transformadora, ao alterar favoravelmente as relações que os estudantes estabelecem entre si, com o professor e com a matemática.
Referências
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.
Canavarro, A. P.; Oliveira, H.; Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da Matemática: O caso de Célia. In: L. Santos (ed.). Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp 255-266). Porto Alegre: SPIEM.
Canavarro, A. P.; Oliveira, H.; & Menezes, L. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In: J. P. Ponte (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 217-233). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Cyrino, M. C. C. T. (2016). Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: reifications of proportional reasoning teaching. Bolema: boletim de educação matemática, 30, 165-187.
Cyrino, M. C. C. T. & Estevam, E. J. G. (2023). Tarefas Matemáticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, 16(42), 1-30.
Crotty, M. (2003). Os fundamentos da pesquisa social: significado e perspectiva no processo de pesquisa. In: D. J. Lofland & L. Lofland (Eds.), Handbook of Ethnography (pp. 339-351). Londres: Sage.
Dörr, R. C., Pina Neves, R. da S., & Ribeiro, A. J. (2023). Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória. Perspectivas Da Educação Matemática, 16(42), 1-27.
Ferreira, M., Ponte, J.P., & Ribeiro, A.J. (2023). Professional learning opportunities for teachers of the early years in algebra teaching: a study on the practice of a teacher educator, Acta Scientiae, 25(2), 1-32.
Fiorentini, D. (2001). De professor isolado ou plugado para professor conectado: novas perspectivas à formação do professor de matemática. Coletânea de trabalhos do PRAPEM-VII ENEM.
Fiorentini, D.; Grando, R. C.; Miskulin, R. G. S.; Crecci, V. M.; Lima, R. D. & Costa, M. C. (2001). O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período, 2012, 17-42.
Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.
Gil, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas. 1999.
Gonçalvez, M. M.; Ribeiro, A. J. & Aguiar, M. (2022). Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria. Boletim GEPEM, (80), 193-230.
Guerreiro, A.; Tomás Ferreira, R.; Menezes, L. & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspectiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, 23(4), 279-295.
Homa, A. I. R.; Groenwald, C. L. O. & Llinares, S. (2023). Tarefas Matemáticas Investigativas de Alta Demanda Cognitiva. Perspectivas da Educação Matemática, 16(42), 1-22.
Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2012). Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: Da prática à representação de uma prática. In A. P. Canavarro; L. Santos; A. Boavida; H. Oliveira; L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática: Práticas de ensino da Matemática, 2012.
Oliveira, L.; Araman, E. M. D. O. & Trevisan, A. L. (2022). Processos de raciocínio matemático em uma tarefa exploratória. Revista Paradigma, 43(1), 1-21.
Pina Neves, R. S.; Silva, J.C. & Baccarin, S. A. de O (2015). A Produção Escrita de Estudantes da Licenciatura em Matemática em Questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). In: Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp.1-12). Pirenópolis, GO.
Polman, J. L. & Scornavacco, K. (2022). Meanings and practices of inquiry-based teaching and learning in the International Baccalaureate. Research summary.
Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.
Ponte, J. D. (2014). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. Práticas profissionais dos professores de matemática, 1, 13-31.
Ponte, J. P.; Quaresma, M.; Mata-Pereira, J. & Baptista, M. (2015). Exercícios, problemas e explorações: Perspectivas de professoras num estudo de aula. Quadrante, 24 (2), 111–134.
Schoenfeld, A. H. (2022). Why are learning and teaching mathematics so difficult? In Handbook of cognitive mathematics (pp. 1-35). Cham: Springer International Publishing.
Stein, M. K.; Engle, R. A.; Smith, M. S. & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to better incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340.
Winsløw, C. & Huo, R. (2023). Task Design for Klein’s Second Discontinuity. Perspectivas da Educação Matemática, 16(42), 1-13.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.