Que demandas cognitivas de probabilidade são apresentadas em jogos didáticos produzidos por licenciandos?
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Probabilidade, Produção de jogos, Demandas cognitivasResumo
O artigo objetiva analisar demandas cognitivas de probabilidade apresentadas na produção de jogos por licenciandos. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a operacionalização dessas demandas em pesquisas. Verificou-se sua aplicação em jogos, porém ausência dessa discussão com licenciandos. Essas demandas foram alvo de discussão com licenciandos, que – posteriormente – tiveram como atividade a produção de jogos de probabilidade. Quatro recursos foram analisados utilizando como critério a presença de características que evidenciem: compreensão da aleatoriedade, elaboração do espaço amostral, comparação e quantificação de probabilidades e compreensão da correlação. Como resultado – no geral – algumas características das demandas cognitivas de probabilidade foram observadas nos jogos produzidos, excetuando a compreensão da correlação. Faz-se necessário maiores discussões sobre as demandas cognitivas na formação inicial de professores.
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